Já que grande parte do território da União Soviética ficava nas zonas remotas da Ásia Central e da Sibéria, muitos destes veículos especiais tinham capacidades adaptadas para o todo-o-terreno, num nível que nem sequer a Land Rover e a Jeep se preocuparam em replicar.
Muitos destes protótipos foram desenvolvidos nos anos 50, durante os “reinados” de Joseph Stalin e Nikita Krushchev. Sendo veículos pesados de origem, os camiões da ZIS e da sua sucessora ZIL eram os preferidos para receberem modificações, incluindo sistemas de tracção integral, pneus especializados para neve ou capacidades de vau aumentadas.
Alguns veículos não tinham nada a ver com os modelos civis e tinham aplicações exclusivamente militares, inclusive transportes individuais e blindados com três eixos, ou com as rodas substituídas por lagartas.
Outras marcas especializadas em veículos pesados também contribuíram, incluindo as desaparecidas KrAZ e NAMI, ou a GAZ, que ainda hoje existe e que produz veículos industriais e comerciais ligeiros e pesados. Existem também veículos com base IMZ, também conhecidos como Moskvitch, que eram construídos na mesma fábrica das espingardas e metralhadoras Kalashnikov.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.