O SEAT de Julio Iglésias está à venda online

 O leilão do carro, que foi adquirido pelo cantor em 1972, está a decorrer no portal online Catawiki até dia 30 de Janeiro, e estima-se que possa alcançar os 32.500 euros. Para este leilão, o veículo é acompanhado por toda a documentação que comprova que foi propriedade do artista.

 O clássico SEAT 1430 que o cantor espanhol Julio Iglesias adquiriu no inicio da sua carreira, em 1972, encontra-se em leilão na Catawiki, plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento, com uma estimativa de venda superior a 32 mil euros. Até dia 30 de Janeiro, os fãs do cantor latino têm a oportunidade de adquirir o carro clássico que pertenceu ao artista, e que o próprio conduziu durante vários anos.

Em 1972, com apenas 29 anos, Julio Iglesias era já um artista de sucesso e com distinções no mundo da música, tais como o prémio do Festival Internacional da Canção de Benidorm, ou a 4ª posição no Festival da Eurovisão. Nesse ano, o jovem cantor adquiriu um novo carro, o SEAT 1430 Especial 1600 de cor azul, pelo qual pagou 147.700 pesetas.

Nas suas entrevistas, o carro era regularmente citado, como comprova um artigo do jornal ABC, datado de 11 de Março de 1972, da secção “O carro de…”, em que Julio Iglesias referia que o seu SEAT era “um carro sofisticado, muito rápido, cómodo e que não gastava muito”. Nessa entrevista, o artista revela também que não era o único a conduzir o veículo, pois nas viagens mais longas “revezávamos-nos ao volante, eu e a minha esposa”. Naquela altura, o artista era casado com Isabel Preysler.

 O mítico Seat 1430 Especial 1600 foi propriedade de Julio Iglsias até 1976, quando este o entregou ao seu advogado, que o manteve até há dois anos e o vendeu ao atual proprietário, que agora decide leiloá-lo. “O carro chega aos dias de hoje em perfeitas condições, com o motor em ótimo estado e encontra-se totalmente funcional. Além disso, percorreu apenas 74.000 quilómetros”, referem os especialistas da Catawiki.

Segundo explica também Alejandro Sánchez, Diretor-Geral da Catawiki em Portugal: “O Seat 1430 é uma autêntica relíquia para os amantes dos clássicos populares da indústria automobilística. E, este carro em particular, foi conduzido por um dos mais populares artistas a levar a musica latina um pouco por todo o mundo. É uma peça única no mercado e só pode ser adquirida através da plataforma da Catawiki. Sem qualquer dúvida que se tornará num dos mais populares artigos a serem leiloados através da plataforma”.

O leilão começa hoje e termina no próximo dia 30 de janeiro. O carro inclui toda a documentação que comprova que foi propriedade de Julio Iglesias, assim como a documentação de manutenção e revisões técnicas, que validam o seu estado de conservação.