Este Shelby GT350 de 1965 é uma verdadeira cápsula do tempo

Este incrível Shelby GT350 de 1965 encontra-se num estado praticamente original e vai a leilão em Pebble Beach no próximo mês. A RM Auctions não divulgou a estimativa do preço de venda, mas calcula-se que provavelmente irá render aproximadamente 500 mil dólares, cerca de 439 mil euros.

Quando o jovem Carroll Shelby começou a produzir a sua linha de automóveis, inspirada em modelos que o próprio gostava de conduzir, nunca imaginou que no futuro esses carros fossem valer uma pequena fortuna. Acontece que foram muitos os entusiastas que se identificaram com os seus gostos pessoais e prova disso foi o sucesso do Shelby GT350.

De acordo com os registos de Shelby American, este veículo ficou terminado a 29 de Junho de 1965, tendo posteriormente sido atribuido a um empregado para o uso na empresa. Anos mais tarde, acabou por ser enviado ao revendedor Shelby’s Kansas City como demo e depois vendido ao seu primeiro proprietário. Apesar de passado por sete proprietários ao longo dos anos, o automóvel ainda se mantém original.

80 por cento da sua tinta de fábrica “Wimbledon White” ainda está intacta. Nenhuma das chapas está danificada e o “número confidencial” Shelby original no pára-lamas dianteiro direito ainda é claramente visível. O motor, um V8 de 4,7 litros de 289 cv, também é original, com todos os componentes numerados, e a transmissão também é original. O cilindro mestre, tampas de válvulas, colector de admissão, carburador, ventilador e radiador não foram trocados ao longo dos anos.

Os assentos foram as únicas alterações mais significativas, juntamente com o tabuleiro integrado traseiro e o manómetro de pressão de óleo, que são réplicas.

Para valorizar ainda mais este exemplar, e como é já comum nos Shelbys originais, o automóvel vem com a assinatura de Carroll Shelby e Chuck Cantwell, gerente de projecto do programa GT350, no porta-luvas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.