A Mercedes-AMG está a acelerar a eletrificação através de desenvolvimentos inovadores e, no âmbito desta transformação, está também a beneficiar dos conhecimentos adquiridos no desporto automóvel.
Desenvolvido em parceria com a Garrett Motion, esta tecnologia oriunda diretamente da Formula 1 resolve os conflitos de objetivos entre um turbocompressor pequeno de resposta rápida e com uma potência relativamente baixa, e um turbocompressor de grandes dimensões com uma potência elevada, mas que por outro lado pode revelar um atraso na resposta às suas solicitações.
O destaque deste inovador sistema de sobrealimentação vai para um motor elétrico de pequenas dimensões, com cerca de 4 centímetros, integrado diretamente no veio entre a turbina do lado do escape e a turbina do compressor do lado da admissão de ar. Este motor elétrico controlado eletronicamente aciona o veio do compressor antes do turbocompressor receber os gases de escape na turbina.
A eletrificação do turbocompressor melhora significativamente a rapidez de resposta desde o ralenti até à rotação máxima do motor. O designado atraso do turbo – atraso na resposta de um turbocompressor convencional – é eliminado pelo motor elétrico.
Em resultado, o motor de combustão responde de forma ainda mais espontânea às solicitações do pedal do acelerador, enquanto todo o comportamento na condução é significativamente mais dinâmico e ágil. Além disso, a eletrificação do turbocompressor permite obter um binário mais elevado a baixa rotação, o que também aumenta a agilidade e melhora a capacidade de aceleração a partir da condição de parado.
Até nas situações em que o condutor retira o pé do pedal do acelerador ou aciona os travões, a tecnologia do turbocompressor de acionamento elétrico pode manter continuamente a pressão de sobrealimentação, de modo a garantir permanentemente uma resposta imediata.O turbocompressor atinge uma rotação de até 170,000 rpm e desta forma, permite fornecer um caudal de ar extremamente elevado. Pode ser acionado através de um sistema elétrico de bordo de 48 V. O turbocompressor, o motor elétrico e a eletrónica de potência estão ligados ao circuito de refrigeração do motor de combustão para controlar permanentemente a ótima temperatura de funcionamento nos vários regimes.