A marca italiana sempre esteve ligada às competições, sejam de motocross, Dakar ou MotoGP e, em 1983, adquire motores Ducati para conseguir atingir um patamar superior. Em 1985 chega mesmo a adquirir a Ducati, mantendo ambas as marcas em actividade.
Em 1984 é lançado o modelo Elefant, como modelo de todo-o-terreno da marca, utilizado para competir nos vários Rali Dakar, vencendo a sua categoria em 1990 e 1994, em ambas as edições pelo piloto Edi Orioli e sempre equipado com motores Ducati.
Presente neste artigo está uma Cagiva Elefant que competiu no Rali Granada Dakar de 1996 com o piloto Cyril Esquirol aos comandos. Infelizmente, a dupla Elefant e Cyril tiveram de desistir, após uma queda que causou ferimentos ao piloto.
Esta Elefant 900 está equipada com o mesmo motor V-twin da Ducati 900SS. Além do motor, tem também a forquilha Marzocchi, mono amortecedor traseiro Öhlins e travões de disco Nissin. Com um peso de 180kg, muito devido ao uso de alumínio e fibra de carbono na sua construção, a Elefant é capaz de atingir os 180km/h de velocidade máxima.Após estar diversos anos em exposição estática numa colecção privada, foi levada a leilão, no passado dia 8 de Outubro, num evento organizado pela Bonhams, na Bélgica, sendo vendida por 13.800 euros.