O primeiro motor MV Agusta surgiu em 1943. Um monocilíndrico de 98 cc. Utilizava uma caixa de duas velocidades lubrificada. Leve e compacto, entrou imediatamente em produção, mas a ocupação da fábrica, em setembro de 1943, interrompeu toda a atividade poucas semanas depois. O projeto foi arquivado até ao final da guerra quando, terminadas as hostilidades, a montagem da moto completa pôde ser retomada. Na sua estreia, a MV 98 foi “vestida” num elegante tom de borgonha.
É difícil imaginar as razões por detrás de uma escolha de cor tão invulgar – talvez relacionada com as raízes aristocráticas de Giovanni Agusta, que o seu filho queria honrar, ou simplesmente um lampejo de inspiração, uma questão de gosto pessoal. O esquema de cores borgonha acrescentou, no entanto, um toque significativo de elegância a uma moto que estava pronta para enfrentar as ruas devastadas da época.
Atualidade
Hoje, oitenta anos após o nascimento do primeiro motor MV Agusta, a assinatura “98” reaparece nas carenagens de outra moto MV Agusta. Produzida em apenas 300 unidades numeradas, a Superveloce 98 Edizione Limitata é imediatamente reconhecível graças ao seu esquema de cores “Rosso Verghera”.
A assinatura “98 Edizione Limitata” está posicionada lateralmente na secção da traseira, bem como na parte superior. É ladeada pela bandeira italiana, que destaca as origens quintessenciais do “Made in Italy” de cada MV Agusta, construída sem exceção na fábrica de Schiranna, nas margens do Lago Varese. A referência ao tamanho do motor histórico concebido em 1943 e ao estatuto de edição limitada da moto é também ostentada na placa de direção, graças à tecnologia de gravação a laser e destacada no certificado de autenticidade, entregue juntamente com a moto.
A vocação de competição da Superveloce tem sido importante desde o lançamento do modelo e é realçada na Superveloce 98 Edizione Limitata através de um kit dedicado. Uma caixa de cor borgonha contém a tampa traseira, a cobertura dedicada da moto, o certificado de autenticidade acima mencionado e duas peças refinadas, ou melhor, o escape de saída tripla Arrow, para uso exclusivo em pista (na América do Norte não incluído, mas disponível como Acessório Técnico), e a ECU de corrida dedicada, perfeita para extrair o máximo desempenho do motor italiano de três cilindros.
Apenas 300 unidades disponíveis
O motor em questão é o icónico três cilindros em linha de 798 cc. Potente (147 cv), compacto e extremamente leve, contribui para manter o peso a seco da moto em apenas 173 kg, ou até 165 kg com o kit de competição. São muitas as caraterísticas técnicas que fazem deste motor um exemplo de eficiência e desempenho, nomeadamente a cambota contra-rotativa, as cames com revestimento DLC para reduzir o atrito e aumentar o desempenho, as válvulas em titânio, as chumaceiras e as bielas desenvolvidas para reduzir as perdas mecânicas.
A excelência técnica do Superveloce 98 Edizione Limitata é garantida por um equipamento completo, que inclui jantes raiadas com acabamento dourado, um sistema de travagem otimizado e mais leve, com cilindro mestre radial Brembo PR 16/19 e pinças dianteiras M4.30 Stylema, e o apoio do ABS Continental MK100 recalibrado.
Apenas 300 unidades do Superveloce 98 Edizione Limitata estarão disponíveis, a maioria das quais já foi encomendada pelos colecionadores mais fiéis da marca.