Nos treinos da manhã, Trey Canard seguiu o seu ritmo de sábado e foi o segundo mais rápido com a moto eléctrica #41, que fez a sua estreia na competição mundial este fim de semana.
Depois veio a primeira corrida de sempre para o novo protótipo da Honda, sob a forma de JMX Rd.8 Heat 1. A corrida de abertura foi tranquila, com Canard a arrancar forte, a estabelecer um ritmo e a cruzar a linha de meta em segundo lugar a bordo da CR ELECTRIC PROTO. À medida que a aprendizagem, o desenvolvimento e, em última análise, o ritmo continuaram a melhorar ao longo do fim de semana, Canard ficou a apenas 0,7s da volta mais rápida e estava a mostrar-se rápido.
Na segunda corrida, Canard voltou a arrancar bem e parecia estar pronto para continuar a construir o ímpeto do fim de semana, mas uma colisão prematura com o rival da primeira corrida, Jay Wilson, acabou por excluí-lo da corrida.
De volta para a terceira manga, Canard aproveitou ao máximo o binário elétrico instantâneo da Honda e voltou a arrancar bem, assumindo a liderança à saída da primeira curva. De facto, Canard fez dois dos três holeshots na CR ELECTRIC PROTO.Mais detalhes da prova
Começando a aumentar a vantagem sobre o seu rival do fim de semana, o #27 de Wilson, teria sido o culminar perfeito do fim de semana de aprendizagem e trabalho na CR ELECTRIC PROTO para conquistar a primeira vitória da máquina no seu primeiro fim de semana de competição, mas infelizmente, com a pista a ficar cada vez mais esburacada, Canard caiu a 12 minutos e meio dos 15 minutos de corrida.
No entanto, com a oportunidade proporcionada pelas corridas para aprender, desenvolver e testar o protótipo no calor da batalha pela primeira vez, foi uma estreia bem-sucedida e encorajadora para a CR ELECTRIC PROTO – um fim de semana que forneceu dados valiosos para o desenvolvimento contínuo da iniciativa de motocross totalmente elétrica da Honda.
Trey Canard, esclarece que: “Este fim de semana foi definitivamente um grande desafio para mim, mas foi uma excelente corrida para o nosso desenvolvimento. Cada vez que estive em pista melhorámos a moto e a equipa CR ELECTRIC PROTO adaptou-se ao desafio.
Estou desapontado por não ter terminado todas as motos depois de todo o trabalho árduo que a equipa fez, mas penso que mostrámos que o potencial da moto é bastante elevado, especialmente para a nossa primeira tentativa de corrida. Estou grato por fazer parte deste esforço e estou muito orgulhoso de cada uma das pessoas que trabalharam tão arduamente.”
O diretor de Equipa da Team HRC, Taichi Honda declara ainda: “Antes de mais, gostaria de agradecer à equipa de desenvolvimento e a todos os envolvidos por prepararem a CR ELECTRIC PROTO para estar pronta para a competição em tão pouco tempo.
Também gostaria de agradecer ao Trey Canard por ter mostrado o seu potencial, apesar de só ter efectuado alguns testes.
Hoje tivemos três mangas pela primeira vez e vamos aproveitar o que aprendemos em cada corrida para o desenvolvimento contínuo do projeto CR ELECTRIC.”