Aprilia Tuono: Uma half naked à moda de Itália

22/03/2017

A Aprilia Tuono sempre foi uma moto que me fascinou. A ideia de ter uma Supersport com praticamente as mesmas características e potência da sua versão desportiva, mas numa posição mais confortável para uma utilização diária, era para mim um conceito ganhador e  resultava num ” perfect mix”.

O seu design italiano agressivo e inspirado nas motos mais desportivas, com uma pequena carenagem de proteção ao estilo Café Racer dos anos 70/80, invocava os tempos da minha juventude e das corridas de Superbikes americanas, quando o piloto Wes Cooley, com a sua Suzuki Yoshimura GS 1000 Nº 34, ganhava os todos os campeonatos.

Desde o seu lançamento em 2001, com uma série limitada de 200 unidades, no Motorshow de Bolonha, que a Aprilia Tuono tem marcado o seu espaço, afirmado o seu conceito e aumentado a sua lista de fãs seguidores. As versões “Factory” apareceram logo a seguir e incorporavam um upgrade na qualidade e sofisticação dos seus componentes, sobretudo nas suspensões Ohlins Racing que montavam e uma série de outras peças em carbono em vez de plástico, replicando as RSV Mille Factory mais desportivas.

Até 2010 a Aprilia Tuono montava o motor bi-cilíndrico da versão Mille com 133 cv. A partir de 2012  o modelo foi totalmente redesenhado para passar a montar o motor de 4 cilindros em V da RSV4 com 175 cv e a incluir o sistema electrónico de controle chamado APRC – Aprilia Performance Ride Control, sistema que integrava 8 posições de controle de tração, 3 posições anti-wheelie e 3 opções de modo de motor.

Em 2017 a Aprilia Tuono V4 1100 RR, na sua versão Factory, sofreu uma série de melhoramentos importantes. A maioria deles ao nível do software mas também ao nível da sua mecânica. O Motor V4 da Tuono roda agora 500 rpms mais alto, libertando os seus 175 cv de potência bruta, embora dentro dos limites impostos pelo Euro 4. Para além do tratamento especial de algumas peças do motor o sistema de escape foi totalmente revisto.

O amortecedor da versão Factory é o mesmo Ohlins NIX que monta a versão desportiva RSV4 de 2017. Os travões são também os mesmos que monta a RSV4, uns Brembo M50 Monobloco de montagem radial. O software de ABS da Bosch inclui agora um sistema especial de ABS em curva que aumenta ainda mais a segurança de travagem. Se em caso de travagem agressiva a roda traseira levantar, automaticamente aciona o sistema Rear LiftUp Mitigation que a faz baixar . O sistema de ABS em curva actua nos três mapas de motor.

A Tuono V4 1100 monta oito modos de controle de tração para além do modo desligado. O controle de “cavalinhos” foi também aperfeiçoado e inclui três modos de actuação para além do modo “off”. Todas as alterações se podem realizar com a moto em andamento.

O sistema de Quick-Shift funciona agora nos dois sentidos e sem cortar a aceleração. Esta é tecnologia de ponta e a Tuono também a integra. Um sistema que não se esperava viesse a integrar uma desportiva como a Tuono V4 RR Factory é o “Cruise Control” mas tem a vantagem de transformar a “fera” numa Sport-Touring mais pacífica.

Mas a vertente desportiva fala mais forte e para aqueles , como eu, que imaginam a Aprilia  Tuono num ambiente onde todos os seus atributos se podem revelar e libertar , ou seja em pista, a Tuono tem também diferentes mapas de motor (3) e inclusivamente um modo limitador de velocidade para circular no Pit Lane… Wow !!! e o limitador de velocidade é programável… para terem a certeza que não serão penalizados ou eventualmente multados em circuitos urbanos.

Finalmente as Aprilia Tuono, como boas italianas que são, não calçam qualquer “borracha”… A Factory calça pneus Pirelli Diablo Supercorsa, tamanho 200/55 atrás. Para que a leitura de informação não seja complexa e facilmente lida, a Tuono monta um écran TFT a cores , existindo uma opção que permite a ligação do vosso smartphone e assim registarem uma série de informação.

screen-shot-2017-03-17-at-190323

Pedro Rocha/MotoSport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.