BMW C Evolution: A mobilidade do futuro

A BMW C evolution é uma Maxi-Scooter de propulsão eléctrica que combina a sustentabilidade, a dinâmica e a agilidade com um design que não deixa ninguém indiferente. Não só deixas para trás os fumos de escape e o ruído, como também vais deixar para trás muitos veículos no trânsito urbano.

O motor potente e totalmente eléctrico garante deslocações rápidas e o verdadeiro prazer de condução. E graças à sua autonomia capaz de percorrer até 160 km, garante um dia completo de puro prazer. Além disso, dispõe de quatro Modos de Condução, para além de um sistema de recuperação de energia inteligente que funciona durante a travagem e aceleração.

Ao contrário do que acontece com os motores de combustão convencionais, o motor eléctrico da C evolution apresenta uma transmissão espontânea e imediata. O binário disponível é imediato, revelando toda a sua potência logo nos primeiros metros.
Com um pico de potência de 48 cv (35 kW) e um binário de 72 Nm na “cambota”, em teoria, cria na prática 600 Nm de binário na roda traseira. A velocidade máxima está limitada de forma electrónica aos 129 km/h para garantir uma optimização dos consumos energéticos e da autonomia. Com uma aceleração dos 0 – 50 km/h em apenas 2,8 segundos, vais arrancar nos semáforos como ninguém.

A C evolution recorre a módulos de bateria de última geração. São semelhantes aos utilizados no BMW i3 e permitem um aumento da autonomia em 60%, que agora atinge os 160 quilómetros. A bateria pode ser carregada com o seu carregador integrado numa coluna de carregamento ou numa tomada doméstica convencional. Os carregamentos de curta duração são especialmente úteis na utilização diária. O novo modo de carregamento silencioso permite um carregamento ligeiramente mais prolongado, mas também muito mais silencioso.

Para garantir que até mesmo os condutores europeus com carta de condução na categoria A1 podem ter acesso à C evolution, será disponibilizada uma versão com uma potência máxima de 11 kW (com um pico estável de 35 kW) e uma autonomia de 100 km.

As linhas da C evolution revelam a sua faceta futurista, presentando-a imediatamente como uma típica BMW Motorrad. As luzes diurnas LED, as restantes luzes LED e o grande ecrã TFT reforçam o seu avanço tecnológico. A dianteira com a impactante imagem “split-face” não deixa dúvidas quanto à sua integração na família BMW Motorrad. Este modelo marca também a sua posição com a nova cor atractiva em cinza “ionic” metalizada combinada com o apontamento de verde “electric”.

Além disso, o novo gráfico nas tampas laterais oferece à Maxi-scooter uma imagem mais moderna. Os acabamentos de elevada qualidade e os excelentes pormenores, como a costura colorida do banco ou o vidro deflector fumado, completam o seu design.

Ficha Técnica

Motor/transmissão
Transmissão – integrada no braço oscilante com alternador de refrigeração líquida; motor síncrono de excitação permanente, regime máximo 9.200 rpm ·
Potência nominal – 15 cv (11 kW) (aprovado para utilização na via pública de acordo com a norma ECE R85, carta de condução na categoria A1)
Potência máx – 48 cv (35 kW) às 4.650 rpm
Binário máx – 72 Nm das 0 rpm às 4.500 rpm
Bateria – De iões de lítio de alta tensão refrigerada a ar
Transmissão – secundária através de correia dentada e transmissão cónica no eixo traseiro
Regeneração automática da energia ao rolar sem acelerar e durante a travagem, binário de arraste simulado (“travão-motor”), possibilidade de aumentar a autonomia em cerca de 10–20%

Dimensões e peso
Comprimento – 2,190 mm
Largura (com espelhos) – 947 mm
Altura (sem espelhos) – 1,255 mm
Altura do banco, peso sem carga – 765 mm (OE comfort seat 785 mm)
Arco interior das pernas, peso sem carga – 1,745 mm (OE comfort seat 1,770 mm)
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 1) – 275 kg
Peso total permitido – 445 kg
Carga máxima (com equipamento de série) – 170 kg

Ciclística / travões
Quadro – Quadro híbrido autoportante, suporte da bateria em alumínio fundido, rolamento da coluna de direcção aparafusado e secção traseira do quadro em aço tubular
Suspensão dianteira – Forquilha invertida na dianteira (diâmetro de 40 mm, curso de 120 mm)
Suspensão traseira – Monobraço oscilante na traseira com fixação directa do amortecedor; altura da suspensão regulável manualmente em 7 posições (curso: 115 mm)
Curso da suspensão dianteira / traseira – 120 mm / 115 mm
Distância entre eixos – 1,610 mm
Avanço – 95 mm
Ângulo da coluna de direção – 65.9°
Jantes – alumínio fundido
Jante dianteira – 3.50 x 15″
Jante traseira – 4.50 x 15″
Pneu dianteiro – 120/70 R 15
Pneu traseiro – 160/60 R 15
Travão dianteiro – Dois discos na dianteira (diâmetro 270 mm), pinça flutuante de êmbolo duplo
Travão traseiro – Disco simples na traseira (diâmetro 270 mm), pinça flutuante de êmbolo duplo
ABS – BMW Motorrad ABS

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.