Dakar: Xavier de Soultrait sai na frente, Paulo Gonçalves 5º

Estão completos os primeiros 39 quilómetros cronometrados do Dakar 2017. Após os primeiros momentos da prova, que pela primeira vez partiu do Paraguai, foi o ‘privado’ Xavier de Soultrait que levou a melhor, sendo assim o primeiro líder da competição.  O piloto francês, que está aos comandos de uma Yamaha WR450F, surpreendeu tudo e todos e bateu por apenas 2s o homem da Sherco, Juan Pedrero Garcia, que também foi uma das agradáveis surpresas do dia que liga Assunção a Resistência já na Argentina.

No terceiro posto ficou o melhor representante da Honda, Ricky Brabec. Piloto habituado a especiais bem ao estilo das bajas norte-americanas, Brabec cedeu 14s para Xavier de Soultrait. Seguiram-se as Honda de Michael Metge e Paulo Gonçalves. O piloto de Esposende foi o melhor representante luso nestes 39 quilómetros iniciais e ficou a 28s do primeiro posto.  Sam Sunderland foi sexto, enquanto o favorito Joan Barreda Bort teve de contentar-se com o sétimo lugar a 32s de Xavier de Soultrait. Num dia onde foram registadas as primeiras diferenças entre os pilotos, Matthias Walkner, Gerard Farrés e Ivan Cervantes completaram o top 10.

Nota ainda para o facto de outros favoritos à vitória como Pablo Quitanilla e Toby Price quedarem-se pela 12ª e 17ª posições já a mais de um minuto da frente da corrida. Já os restantes portugueses em competição destaque para o estreante Joaquim Rodrigues Jr. que colocou a sua Hero num positivo 16º lugar. Quanto a Hélder Rodrigues acabou por não ter a melhor estreia neste Dakar, uma vez que cedeu 2m27s em apenas 39 quilómetros. Na classificação geral Rodrigues ficou com o 27º lugar. Duas posições a seguir surge Mário Patrão.

De sublinhar também a boa estreia de Luís Portela de Morais, que levou a sua KTM 450 Rally até ao 35º lugar, enquanto Gonçalo Reis, que está também a participar pela primeira vez no Dakar , obteve o 39º registo. O regressado Fausto Mota foi 53º, David Megre 55º, Pedro Bianchi Prata 62º, Rui Oliveira 68º e Fernando Sousa Jr. 100º.

Virgilio Machado/Motosport