GP Argentina: Miguel Oliveira começa mal

07/04/2017

Os homens de Moto2 foram os últimos a entrar em pista para a primeira sessão de treinos livres livres do Grande Prémio da Argentina, em Termas de Río Hondo. Este treino livre marcou a estreia de Miguel Oliveira no circuito argentino aos comandos da nova KTM. Como tal foi notório o menor fulgor da moto austríaca em comparação com as Kalex, situação que espera-se que seja esbatida durante o fim de semana e à medida que mais informação é recolhida.

No final do treino livre, Oliveira ficou com o 18º tempo, tendo rodado em 1m46.084s, marca que ainda assim superou em mais de meio segundo o seu melhor tempo obtido no primeiro treino livre do ano passado então aos comandos da Kalex da Leopard Racing. O piloto português, que foi progredindo com o desenrolar da sessão, ficou a 1.141s de um surpreendente Lorenzo Baldassari, que ficou com a melhor marca. O piloto italiano, que esteve discreto no arranque da temporada, parou o cronómetro em 1m44.943s e confirmou a tendência das sessões de Moto3 e MotoGP, onde o tempo do primeiro classificado superou a melhor marca registada na primeira sessão do ano passado. Claro sinal de que a pista de Termas de Río Hondo está mais limpa em comparação com 2016.

No segundo posto ficou o líder do campeonato, Franco Morbidelli, que liderou a sessão durante largos minutos não obstante ter apanhado nos últimos minutos um susto na Curva 1, quando ia iniciar uma nova volta lançada. Sólido como sempre, Thomas Lüthi, foi o terceiro. Seguiram-se dois pilotos aos comandos da nova Suter MMX2,  Dominique Aegerter e Marcel Schrötter, que tal como em Losail mostraram que a nova máquina tem muito potencial. Destaque também para o bom sexto lugar de Remy Gardner aos comandos da Mistral, o que permitiu que no final da sessão três motos diferentes tenham ocupado as seis primeiras posições com a particularidade de entre estas seis máquinas apenas dois pilotos terem em mãos uma Kalex.

Álex Márquez foi oitavo, numa sessão onde não evitou uma queda que deixou um pouco mal tratada a sua Kalex e obrigou o irmão mais novo de Marc Márquez a terminar mais cedo o treino. Takaaki Nakagami também esteve discreto ao ser apenas 12º, enquanto o colega de Miguel Oliveira, Brad Binder, foi apenas 11 milésimos mais lento do que o piloto luso. O piloto sul-africano quedou-se pela 19ª posição. Nota ainda para Danny Kent, que foi apenas 21º num treino livre onde perdeu os primeiros minutos devido a um problema técnico na sua Suter.

A derradeira sessão do dia terá início às 19h05, hora de Portugal Continental.