GP da República Checa Moto3: Joan Mir soma e segue

Na largada Bo Bendsneyder, (KTM) e Juanfran Guevara (RBA BOE Racing Team), surpreenderam Gabriel Rodrigo (RBA BOE Racing Team), autor da pole position e Romano Fenati (Marinelli Rivacold Snipers) que saiu do segundo lugar da grelha.

O holandês da KTM assumiu o comando da corrida com Juanfran Guevara na segunda posição, até a 12 voltas do final da corrida altura em que Guevara passou para a frente de Bo Bendsneyder.

Na luta pelo terceiro lugar do pódio nesta fase da corrida Joan Mir (Leopard Racing) viu Romano Fenati passar para a sua frente e rapidamente encurtar a distancia que separava Fenati e Mir dos dois da frente.

Atrás do grupo da frente John Mcphee, (British Talent Team) que tinha sido o piloto mais rápido no Wam-Up era quinto a mais de dois segundos dos da frente com Aron Canet (Estrella Galicia 0,0) atrás de si.

Na luta pela vitória na corrida, Romano Fenati acabou por conseguir ultrapassar Bo Bendsneyder a seis voltas do final, mas vindo da terceira posição Juanfran Guevara regressava ao comanda da corrida na volta seguinte.

A intensa luta pelo lugar mais alto do pódio iria contudo ter um desfecho já conhecido e a a três voltas do final, apareceu o mais discreto dos quatro pilotos da frente, Joan Mir, que se despachou primeiro de Fenati e Bo Bendsneyder e depois passou determinado por Juanfran Guevara, assumindo o comando da corrida, com apenas Romano Fenati a conseguir responder ao ataque do espanhol.

O líder do mundial não vacilou até ao final da corrida e apesar de todos os ataques de Fenati, Joan Mir somou mais uma vitória no campeonato e deu um passo importante rumo à conquista do título de Campeão do Mundo.

Romano Fenati terminou na segunda posição a 0,350s de Mir, enquanto Aron Canet com uma corrida de trás para a frente conseguiu alcançar a terceira posição a 3,078s do vencedor. Já Bo Bendsneyder foi quarto a 4,598s e Juanfran Guevara fechou o top cinco a 4,882s do vencedor.

Com estes resultados Joan Mir volta a aumentar a diferença que o separa dos seus adversários na classificação do campeonato somando agora com 190 pontos, enquanto Romano Fenati é segundo com 148 pontos e Aron Canet está no 3º lugar com 126 pontos,.