KTM 125 Duke: A 1/8 de litro mais desejada do mercado

A KTM em 2017 procedeu a uma renovação total da sua gama de motos e a Duke 125 não foi exceção. As mudanças realizadas obviamente que visavam atualizar a moto de acordo com as novas exigências sobre emissão de gases estabelecidas no Euro 4.

Essa realidade afetou sobretudo o desenho do escape embora exista sempre um magnífico Akrapovic como opção. O motor continua a debitar 15 cv de potência com 6 velocidades.

O novo farol dianteiro foi redesenhado e as suas linhas são comuns a toda a família Duke a partir de agora. O painel de informação em TFT também é novidade e a moto inclui agora a possibilidade de ter o sistema KTM MyRide como opção e poder ligar todos os dispositivos móveis.

A Duke 125 continua a ser uma moto que instiga a uma condução agressiva e para tal conta com travões Bosch 9MB com ABS e um disco de 300mm na dianteira. O ABS é desconectável para o caso de ser dispensável numa pilotagem ainda mais agressiva.

A suspensão dianteira é uma WP de 43mm outro elemento da configuração desta pequena Duke a justificar talvez o preço que a mesma tem.

Condução

O novo quadro da Duke 125 melhorou substancialmente o comportamento da moto sobretudo em curva. A sua estrutura de treliça de tubo de aço que monta agora um sub-quadro semelhante ao da Duke 390, tem agora uma geometria mais desportiva e faz com que o peso esteja mais sobre a roda dianteira. Resultado consegue-se obter maior sensibilidade sobre o comportamento em curva na roda da frente.

A posição quase de supermoto, com guiador quase plano, é no entanto confortável e natural. As novas suspensões WP de 43mm e o mono-amortecedor traseiro contribuem para um comportamento neutro e sempre controlado na sua condução.

Pedro Rocha

 

Ficha Técnica

MOTOR

Tipo
4 tempos, 1 cilindro , refrigeração lí­quida

Posição
Transversal

Distribuição
DOCH, 4 válvulas

Diámetro de curso
58×47,2 mm

Cilindrada
124 cc

Compressão
N.D.

Potência máxima
15 CV @ 10.500 rpm

Par motor máximo
12 Nm a 8.000 rpm

Alimentação
Injeção electrónica

TRANSMISSÃO

Caixa
6 velocidades

Embraiagem
Multidisco em banho de óleo

Transmissão secundária
corrente

CICLÍSTICA

Quadro
Tubos de aço

Braço oscilante
Braço duplo

Suspensão dianteira
Invertida WP de 43 mm

Possibilidade de regulação
Nenhuma

Suspensão Traseira
Monoamortecedor WP

Possibilidade de regulação
Pré-carga

Travão dianteiro
Disco de 300 mm

Pinças
4 êmbolos

Travão traseiro
Disco de 230 mm

Pinças
1 êmbolo

Diametro jantes Tras/diant
17″/17″

Pneu dianteiro
110/70-17

Pneu Traseiro
150/60-17

DIMENSÕES

Altura do banco
830 mm

Distância entre eixos
1.357 mm

Peso
137 kg

Capacidade depósito
13.4 litros

 

PVP 4.648,00 eur
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