MotoGP: Marc Márquez de luxo conquista a pole position na Argentina

O piloto da Honda manteve a tendência das últimas três qualificações realizadas em Termas de Río Hondo ao somar a quarta pole position consecutiva no traçado argentino. Numa qualificação realizada com a pista molhada, mas já a secar, o atual campeão do mundo mostrou-se intratável neste tipo de condições, tal como já tinha feito no último treino livre, ao rodar em 1m47.512s, o que deixou o segundo classificado a uns distantes 0.762s

Esta foi a 66ª pole de Marc Márquez no Mundial de MotoGP, o que coloca o espanhol no topo da lista de pilotos com mais poles no Campeonato do Mundo, desempatando assim com os rivais de sempre, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.

No segundo posto ficou um surpreendente Karel Abraham aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP15. O piloto checo obteve até ao momento a sua melhor qualificação em MotoGP, categoria à qual regressou este ano. Seguiu-se Cal Crutchlow, que completou a primeira linha de grelha e demonstrou ser dos pilotos mais consistentes com este tipo de condições. O britânico ficou apenas a três milésimos de Abraham.

A segunda linha da grelha abre com Danilo Petrucci, que apesar de ser um piloto privado foi o melhor homem com uma Ducati Desmosdeci GP17 em mãos. O piloto italiano foi no entanto 1.396s mais lento do que Marc Márquez. Dani Pedrosa, que veio da Q2, e Maverick Viñales fecham a segunda linha da grelha. O piloto da Yamaha, que dominou os treinos livres, não se mostrou tão à vontade aos comandos da M1 com a deterioração das condições do circuito de Termas de Río Hondo.

Nota ainda para Valentino Rossi, que depois do apuramento in-extremis para a Q2, desta feita não foi além do sétimo posto. Loris Baz foi nono e assinou até ao momento a sua melhor qualificação em MotoGP, num top 10 onde figuram quatro Ducati, mas nenhuma pertencente à equipa oficial, que não conseguiu o apuramento para a Q2. Por isso Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo da 13ª e 16ª posições, respetivamente. A Suzuki também esteve discreta com Andrea Iannone a ser apenas 12º atrás do melhor estreante, Jonas Folger.

A corrida de MotoGP realiza-se amanhã e tem o seu início marcado para as 20h00, hora de Portugal Continental.