MotoGP: Maverick Viñales continua a ser o mais rápido no Qatar

25/03/2017

Está fechada a terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Qatar para os pilotos de MotoGP. O dia terminou novamente com Maverick Viñales no topo da folha de tempos. Não obstante ter sofrido uma queda durante o dia – a primeira em termos oficiais ao serviço da Yamaha – a confiança do piloto espanhol não foi abalada sendo novamente o mais rápido em pista apesar de ter ficado a mais de meio segundo da sua melhor marca, obtida ontem, e que ficou em 1m54.316s. Um desempenho imaculado que coloca Viñales como o grande favorito à conquista da primeira pole position do ano.

No segundo posto ficou um surpreendente Andrea Iannone, que nesta sessão deixou de lado as dificuldades registadas nos treinos livres anteriores, ficando sempre fora do top 10. Apesar da evolução o piloto da Suzuki ficou a mais de meio segundo de Viñales com o tempo de 1m54.848s. No terceiro posto ficou um surpreendente Johann Zarco, que foi o melhor estreante em pista revelando uma adaptação muito boa à Yamaha M1 da satélite Tech 3. Andrea Dovizioso foi quinto, sendo o melhor homem da Ducati, num dia onde apagou o desempenho discreto que teve ontem.

Scott Redding, o mais rápido na sessão anterior, desta vez não conseguiu repetir a gracinha, mas obteve um positivo sexto lugar após as três sessões de treinos livres realizadas, o que garante a qualificação directa para a Q2, Quem também garantiu o passaporte directo para a segunda fase da qualificação foram Marc Márquez, que hoje teve um dia apagado, Dani Pedrosa, Cal Crutchlow, que não evitou uma queda na segunda sessão do dia, o estreante Jonas Folger, e Valentino Rossi. Apesar das dificuldades que tem sentido ao longo dos treinos livres, nesta última sessão foi apenas 13º, Rossi garantiu o 10º posto no cômputo geral das três sessões, segurando o acesso à Q2 por 21 milésimos em detrimento do compatriota Danilo Petrucci.  Pelo meio Valentino Rossi conseguiu melhorar em pouco mais de 0.3s o tempo obtido na véspera.

A grande desilusão do dia acabou por ser Jorge Lorenzo. Da segunda para a terceira sessão de treinos livres o piloto da Ducati não conseguiu melhorar o seu tempo, ficando com a 12ª marca no final das três sessões, o que ditou a sua ausência da Q2, sendo obrigado amanhã a passar pelo Q1 onde vai tentar ser um dos dois pilotos mais rápidos de modo a chegar à Q2. Um início de aventura na Ducati que certamente não era o mais desejado pelo piloto maiorquino.

Amanhã os pilotos do MotoGP regressam à pista de Losail às 16h55, hora de Portugal Continental, para a realização da quarta e última sessão de treinos livres.

Alexandre Melo