MotoGP: Será Jorge Lorenzo capaz de travar a maldição da Ducati em Jerez?

A Ducati não tem sido feliz no circuito espanhol de Jerez de La Frontera e a única vitória que conseguiu na pista andaluz aconteceu em 2006 com Loris Capirossi.

De lá para cá a equipa de Borno Panigale que entrou no Mundial em 2003, apenas por duas vezes chegou ao pódio em Jerez através de Hayden, apesar da equipa italiana ter tido o seu ano de glória em 2007 com Casey Stoner a sagrar-se campeão do Mundo. Contudo na ronda de Jerez o australiano não foi capaz nesse ano de travar a tradição e por isso terminou a corrida na quinta posição enquanto o seu companheiro de equipa, Loris Capirossi não chegou ao final.

Este ano as coisas não começaram da melhor maneira para a Ducati, apesar da equipa de Borgo Panigale ter apostado forte em Jorge Lorenzo que deixou a Yamaha para apostar na equipa italiana.

O espanhol que ainda não conseguiu adaptar-se à sua nova moto não foi além de um 11º lugar no Qatar na abertura da temporada, circuito tradicionalmente favorável às motos da Ducati, enquanto Andrea Dovizioso terminou na segunda posição.

Na Argentina, tanto Lorenzo quanto Dovizioso abandonaram e no GP das Américas, em Austin, o tricampeão de MotoGP conseguiu o melhor resultado até ao momento com a Ducati ao terminar em nono, resultados que estão muito aquém do esperado pelos fãs da marca italiana e pelo próprio piloto.

Contudo Jorge Lorenzo que no ano passado foi segundo em Jerez e venceu a corrida em 2015 é um profundo conhecedor do circuito andaluz e tudo vai fazer para contrariar os pilotos da Yamaha que nos últimos anos tem conquistado a vitória no GP de Espanha

A tarefa não parece nada fácil para Lorenzo e Dovizoso que ainda não conseguiram mostrar capacidade para contrariar o favoritismo de Yamaha e Honda neste Mundial de MotoGP que vai para a sua quarta ronda da temporada.

Resultados da Ducati no MotoGP em Jerez

2003 Troy Bayliss – 3º / Loris Capirossi – abandonou

2004 Loris Capirossi – 12º / Troy Bayliss – abandonou

2005 Carlos Checa – 10º / Loris Capirossi – 13º

2006 Loris Capirossi – 1º / Sete Gibernau – abandonou

2007 Casey Stoner – 5º / Loris Capirossi – 12º

2008 Casey Stoner – 11º / Marco Melandri – 12º

2009 Casey Stoner – 3º / Nicky Hayden – 15º

2010 Nicky Hayden – 4º / Casey Stoner – 5º

2011 Nicky Hayden – 3º / Valentino Rossi – 5º

2012 Nicky Hayden – 8º / Valentino Rossi – 9º

2013 Nicky Hayden – 7º/ Andrea Dovizioso – 8º / Michele Pirro – 11º

2014 Andrea Dovizioso – 5º / Cal Crutchlow – abandonou / Michele Pirro – abandonou

2015 Andrea Iannone – 6º /Andrea Dovizioso – 9º

2016 Andrea Iannone – 7º /Andrea Dovizioso – abandono

Virgílio Machado/MotoSport