Norton Motorcycles UK: Negócio milionário com os chineses

Para conseguir estar a par com das exigências da nova norma relativa a emissões de gases a Euro 4, em muitos dos mercados europeus, o fabricante chinês ZhongShen Motorcycles acaba de celebrar um acordo de 20 anos com a Norton Motorcycles que engloba design e licenciamento das suas patentes. O acordo está circunscrito ao recentemente apresentado motor de 650cc de dois cilindros da Norton.

Desenvolvido pela parceria entre a Norton e a empresa de desenvolvimento tecnológico Ricardo, a mesma que desenvolveu o projecto de motor para a PROTON GDI e TGDI, o licenciamento agora acordado para a unidade de 650cc à empresa Chonging chinesa, parece ser que a mesma irá produzir estes motores sob a marca Cyclone. A marca de motores Cyclone é actualmente muito famosa na Malásia com o motor Cyclone RX-1 e localmente comercializada sob a marca KTNS na sua versão de 250cc.

Não se conhecem exactamente os contornos do negócio mas sabe-se que foram pagos milhões de dólares pela licença e que a ZhongShen estará obrigada também ao pagamento de royalties à Norton por cada motor vendido. Em 2016 a ZhongShen produziu cerca de 4 milhões de motores de diferentes cilindradas além de reclamar a capacidade de produção de cerca de 1 milhão de motos por ano e emprega mais de 18.000 funcionários.

A Norton pretende continuar a investir no desenvolvimento tecnológico e no seu departamento de desenvolvimento e investigação pelo que as verbas provenientes deste negócio irão sobretudo ser canalizadas para novos desenvolvimentos.

Enquanto que a ZhongShen é um fabricante com enorme capacidade de produção, a Norton, em tempos um dos nomes mais relevantes na indústria do motociclismo, é hoje um fabricante do tipo “boutique” com uma produção residual e sede no Reino Unido. A Norton reforça o seu empenho no sentido de apesar de ter cedido os direitos de produção do seu motor de 650cc irá continuara produção artesanal no Reino Unido das suas motos , nas instalações de Donington Hall.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.