A nova BMW R nineT Pure

A BMW R nineT Pure é pensada para todos os que adoram o design roadster clássico e procuram uma experiência de motociclismo pura.

É uma reminiscência das décadas de 1970 e 80. Mas as suas raízes vão além deste período. Até mesmo a primeira moto da BMW era simples, simplificada e dinâmica. Desde essa época, em 1923, o motor com dois cilindros opostos da BMW já era o centro de todo o conceito.

Da mesma forma, a nova R nineT Pure oferece-nos muitas possibilidades de personalizar a moto, podendo dessa forma colocar a moto à medida do estilo de vida de cada um, para que seja possível sentir as suas origens, seja durante a tua personalização ou quando desfrutamos do momento em que rodamos o punho do acelerador.

O design da R nineT Pure é proveniente de uma roadster típica. O farol circular com um aro cromado, o acabamento envernizado e o novo conta-quilómetros circular influenciam a imagem da dianteira. As proporções são determinadas pelo quadro de dupla trave tripartido com a nova forquilha que transmite uma imagem clássica.

O depósito em aço e a típica traseira esguia completam a silhueta que se revela estilizada e elegante, para uma imagem ágil e confiante, apoiada nas jantes fundidas de 5 raios. Contudo, este design minimalista não tem nada que ver com uma nostalgia passageira. O objetivo da R nineT Pure é que a cada um possa personalizar a moto ao máximo: Equipá-la, modificá-la, ou mesmo desenhá-la à nossa imagem.

O motor e o sistema elétrico da R nineT Pure já entusiasmaram os motociclistas com a R nineT. O motor boxer bicilíndrico refrigerado por ar/óleo com os seus 110 cv (81 kW) promete uma experiência de condução exuberante e vital mantendo a sua promessa: Típico motor boxer.

O sistema de escape 2 em 1 com uma imagem roadster típica destaca este estilo de forma consciente com o seu som poderoso. Graças ao sistema ABS de série e ASC opcional podes levar esta potência com toda a segurança para as ruas.

A R nineT Pure permite a concretização de uma moto personalizada, totalmente de acordo com as tuas ideias e dessa forma criar uma moto à imagem de cada um.

Graças ao banco relativamente baixo, esta moto é adequada para diferentes estaturas. Além disso, podemos baixar a R nineT Pure ainda mais com a suspensão rebaixada como opcional, instalada de fábrica.

Ou seja a R nineT Pure é um espelho do gosto pessoal de cada um e da nossa criatividade. O quadro do passageiro pode ser retirado, por exemplo, tal como acontece com a R nineT.

Os Acessórios Originais BMW Motorrad e os Acessórios opcionais BMW Motorrad permitem uma personalização mais alargada da moto, podendo substituir o depósito de aço por um depósito de alumínio, com o bordão de soldadura visível ou não.

Para além disso é possível optar por jantes de raios de elevada qualidade em lugar das jantes fundidas, para uma imagem clássica e estilizada. Sem esquecer ainda as peças especiais, como as novas peças maquinadas, a R nineT Pure que nos permitem uma total liberdade de escolha.

Ficha Técnica

Motor

Tipo – Motor Boxer bicilíndrico a 4 tempos refrigerado por ar/óleo, duas árvores de cames e quatro válvulas radiais por cilindro, veio de equilibro central

Diâmetro x curso – 101 mm x 73 mm

Cilindrada – 1,170 cc

Potência máx. – 110 cv (81kW) às 7.750 rpm

Binário max. – 116 Nm às 6.000 rpm

Taxa de compressão – 12.0 : 1

Gestão do motor – Injeção electrónica

Controlo da emissão de gases – Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a norma de emissões EU-4

Prestações / Consumo

Velocidade máxima – mais de 200 km/h

Combustível – Gasolina sem chumbo de 95-98 octanas RON (potência máx. obtida com combustível de 98 octanas RON)

Sistema eléctrico

Alternador – Trifásico de 720 W

Bateria – 12 V/14 Ah, sem manutenção

Transmissão

Embraiagem – Embraiagem a seco de disco simples e de acionamento hidráulico

Caixa de velocidades – Seis velocidades com veio de sincronização

Transmissão secundária – Cardan

Ciclística / travões

Quadro – quadro de três secções, composto por uma secção dianteira e duas secções traseiras, unidade motor-caixa de velocidades autoportante, secção de quadro do passageiro removível para condução a solo

Suspensão dianteira – Forquilha telescópica com diâmetro fixo de 43 mm

Suspensão traseira – Monobraço em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor central, regulação contínua da pré-carga da mola com chave de gancho; regulação da expansão da mola.

Curso da suspensão dianteira / traseira – 125 mm / 120 mm

Distância entre eixos – 1.493 mm

Avanço – 05 mm

Ângulo da coluna de direção – 63,4°

Jantes – Alumínio fundido

Jante dianteira – 3,50 x 17″

Jante traseira – 5,50 x 17″

Pneu dianteiro – 120/70 ZR 17

Pneu traseiro -180/55 ZR 17

Travão dianteiro – Dois discos, diâmetro de 320 mm, pinça de quatro êmbolos

Travão traseiro – Disco simples, diâmetro de 265 mm, pinça flutuante de êmbolo duplo

ABS – BMW Motorrad ABS

Dimensões / pesos

Comprimento – 2.105 mm

Largura (com espelhos) – 900 mm

Altura (sem espelhos) – 1.240 mm

Altura do banco, peso sem carga – 805 mm

Arco interior das pernas, peso sem carga – 1.750 mm

Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 1) – 219 kg

Peso total permitido – 430 kg

Carga máxima (com equipamento de série) – 211 kg

Capacidade do depósito – 17 L

Reserva – aprox. 3,5 L

As dimensões relevantes referem-se à posição de vazio da norma Europeia

1) 1) Conforme a Diretiva 93/93/CEE com todos os líquidos para funcionamento, atestado com, pelo menos, 90% do volume do depósito.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.