Padock Girls: A polémica no Grande Prémio de Jerez

09/05/2017

A DORNA emitiu um comunicado afirmando que as Padock Girls são trabalhadores igualmente importantes e essenciais tal como os restantes que tornam possível um Grande Prémio, razão pela qual iria manter as Padock Girls no Circuito de Jerez.

Fica assim encerrada toda a polémica em torno das “colaboradoras” que algumas organizações pretendiam abolir por considerarem ofensivo para a moral pública a utilização da mulher como símbolo puramente sexual.

Tudo começou no passado dia 18 de Abril quando o movimento Ganemos Jerez, dirigido pelo Podemos, levou a reunião de Câmara uma proposta para erradicar a “cosificação” da mulher nos Grandes Prémios do Circuito de Jerez. Ou seja pretendiam pura e simplesmente eliminar a colaboração e presença de todas as “Padock Girls” no circuito no decorrer da prova, considerando que o seu papel era apenas ornamental e hipersexualizado e de certa forma humilhante.

E a proposta do Grupo “Ganemos Jerez” foi mesmo aprovada em âmbito de Câmara Municipal com os votos da maioria dos grupos políticos à excepção do Partido Popular e Ciudadanos tendo a Dorna sido informada por escrito da decisão. No entanto a Dorna recusou acatar a decisão e manteve as Padock Girls no Circuito durante a prova.

Ignacio Sagnier, director de comunicação da Dorna, afirmou que todo o trabalho que todas as colaboradoras desenvolvem em termos de imagem das várias marcas é fundamental e absolutamente usual em tudo o que são eventos relacionados com o desporto motorizado, não considerando de nenhuma forma humilhante em nenhuma das circunstâncias. “São tão importante na organização do Grande Prémio como os mecânicos ou a equipa de seguranças” afirmou Ignacio Sagnier.

De acordo com as declarações de Sagnier os patrocinadores que contratam os serviços destas profissionais têm um dom que é o “bom senso” razão pela qual nunca se verá uma padock girl em fato de banho ou bikini… De qualquer forma a Dorna manifestou abertura apra que de futuro a opção possa ser de ambos os sexos, dando o exemplo do caso da piloto Ana Carrasco que tinha não uma rapariga mas sim um rapaz junto a si no pit lane, durante as provas do Mundial de Moto3.

A Dorna decidiu portanto manter a preciosa presença das Padock Girls nas pistas e nos circuitos onde se celebram os Grande Prémios sem excepção.

Pedro Rocha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.