SBK – GP de Portugal: Jonathan Rea vence 1ª corrida em Portimão

Jonathan Rea (Kawasaki) assegurou este sábado a vitória na primeira corrida do GP de Portugal, no circuito de Portimão.

O piloto da Kawasaki dominou por completo as vinte voltas da corrida, depois de um excelente arranque que lhe permitiu assumir o comando logo na largada, deixando em aberto a luta pelos restantes lugares do pódio.

Numa corrida em solitário, o líder do Campeonato do Mundo, afastou-se dos seus perseguidores logo nas primeiras voltas e desta forma deu mais um passo rumo a renovação do título, terminando na primeira posição e subindo pela 10ª vez esta temporada ao lugar mais alto do pódio, com uma vantagem de 6,189s sobre Chaz Davies (Ducati) que depois de ter largado da terceira linha da grelha de partida, conseguiu recuperar posições logo na primeira volta acabando mesmo por chegar à segunda posição onde rodou grande parte da corrida em solitário.

O terceiro lugar, desta primeira corrida do GP de Portugal, terminou nas mãos de Marco Melandri (Ducati) que saiu da segunda linha da grelha de partida mas que acabou por garantir o lugar mais baixo do pódio a 10,166s do vencedor, o segundo pódio consecutivo para o piloto italiano da Ducati.

A quarta posição foi para o surpreendente Leon Camier (MV Agusta) que depois de ter largado da 11ª posição da grelha, cedo disparou para os lugares da frente, acabando a pressionar o terceiro lugar de Marco Melandri e alcançando assim o melhor lugar da temporada na quarta posição a 10,508 do vencedor.

A fechar o top cinco ficou Michael Van der Mark (Yamaha) que terminou a 13,7739s do vencedor.

Nota ainda para o mau desempenho em corrida das duas Aprilia que apesar de terem saído da primeira linha da grelha nunca revelaram um bom ritmo de corrida com Eugene Laverty a terminar na sétima posição a 18,786s do vencedor, enquanto o seu companheiro de equipa, Lorenzo Salvadori, foi oitavo a 22,090 de Rea.

Com estes resultados Jonathan Rea aumenta a sua vantagem no comando do Mundial de Superbikes passando a contabilizar 406 pontos, enquanto o seu companheiro de equipa que não alinhou nesta primeira corrida devido a lesão é segundo com 311 e Chaz Davies é terceiro agora com 296 pontos. Já Marco Melandri ocupa o quarto lugar com 234 pontos

Os pilotos do Mundial de Superbikes, regressam ao circuito de Portimão domingo para a segunda corrida do GP de Portugal que terá lugar a partir das para a primeira corrida do fim de semana às 15h00, hora de Portugal continental.

Classificação da 1ª corrida