Uma Suzuki inspirada em Barry Sheene

12/08/2017

Muitas vezes começamos um projecto com uma ideia simples e de repente somos levados pelo entusiasmo. Uma simples troca de rodas e uma suspensão modificada e era tudo o que seria necessário para transformar esta Suzuki DRZ400 mas Frank Edens acabou por ir mais além.

Com sede em Eindhoven, Holanda, Frank desenha sobretudo móveis mas também prepara motos sob a marca “Customs by Frank”. Para além de projectos pessoais como esta DRZ, Frank também aceita projectos para terceiros.

A ideia original de Frank era de introduzir um look de Flat Track numa moto de enduro legalizada. A Suzuki produz o modelo DRZ 400 tanto na versão enduro como supermotard, sendo que as diferenças são basicamente a dimensão das rodas e o curso das suspensões. Frank quis criar uma terceira versão entre as duas … Uma Street Tracker.

O objectivo era de criar uma moto conceito que inclusivamente pudesse ser adoptada pela própria Suzuki como moto de catálogo. Inicialmente o projecto tinha uma orientação simples, mudar as rodas por rodas de 19” e fazer algumas adaptações. Mas tudo se alterou pois Frank encontrou na internet um depósito de Suzuki DR400 dos anos 80 em alumínio e a partir de aí tudo se alterou no projecto.

Com algumas modificações no depósito Frank conseguiu adaptá-lo ao quadro da DRZ400, alterando ligeiramente a parte anterior para poder encaixar o radiador. Mas claro com a questão do depósito resolvida havia que começar a pensar na alteração da traseira da moto ao estilo Tracker.

O subquadro foi alterado e modificado de forma a criar uma nova linha na traseira da moto. O banco foi realizado artesanalmente totalmente em alumínio e ao mais puro estilo Flat Track sendo que passou a ser facilmente amovível.

As soldaduras em alumínio foram realizadas por um amigo especialista mas o resultado está à vista …realmente espectacular.

Para as rodas Frank trocou os aros por uns de 19” da Excel e montou uns pneus de Flat Track da Mitas. As suspensões foram trabalhadas pela Promax Racing e foram encurtadas tanto na frente como atrás montando umas molas mais rígidas.

Em termos mecânicos não se procedeu a nenhuma alteração pois a base é excelente e apenas se montou um filtro de ar da BMC. Relativamente ao escape foi diferente pois Frank decidiu adaptar uma ponteira ARROW de KTM Duke.

Relativamente à parte eléctrica decidiu-se colocar uma bateria de Iões de lithium para manter o conjunto o mais compacto possível. A bateria foi colocada debaixo banco numa plataforma fabricada para o efeito. A moto está perfeitamente legal para circular, com luzes LED atrás e à frente. Em termos do guiador e comandos foi tudo mantido da forma mais simples e prática possível.

Finalmente na decoração Frank decidiu prestar homenagem ao seu ídolo, Barry Sheene, pintando a DRZ400 com as cores da Suzuki Texaco Heron, a moto com que Barry corria nos anos 70 e claro não faltou obviamente o mágico número 7…

As Suzukis DRZ 400 são conhecidas por ser fiáveis, versáteis e resistentes e a preparação de Frank mantém o carácter original da moto mas acrescenta-lhe uma imensa personalidade . Fica a sugestão para a Suzuki daquilo que eventualmente e a partir de uma simples DRZ se poderá fazer… até lá só eventualmente encomendando um Kit de transformação ao Frank.

Eu fiquei fã desta transformação… embrulha um Kit Frank !!!

Pedro Rocha

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.