Suzuki V-Strom 250: Uma moto para quem gosta de aventura

Inicialmente prevista apenas para o mercado asiático, a V-Strom 250 será, por fim, também comercializada na Europa. Uma boa notícia para os entusiastas da aventura, que apreciam particularmente este tipo de motos. Além da sua maneabilidade, também cabe destacar, evidentemente, o ABS de série, essencial nos dias de hoje para misturar o prazer da condução e a segurança em cada momento.
A escolha de um estilo de vida que diz muito da sua personalidade e dos seus desejos de horizontes longínquos. Uma moto de estrada polivalente bastante habilidosa e irresistível.

Muito mais do que um meio de transporte ousado. Acelerações determinadas, uma elegância inquestionável, aspetos práticos inteligentes e proporções favoráveis. A V-Strom 250.
Sólida e inteligente a V-Strom 250 ABS alarga a grande família das motos de aventura que construíram a reputação da Suzuki.

O seu design “Solid and Smart” transmite confiança e robustez ao mesmo tempo que um sentimento de conforto natural. O seu estilo é diretamente registado na linha das famosas Suzuki DR-Z e DR Big, e certamente das atuais V-Strom 650 e 1000.
O escudo metálico que rodeia o farol dianteiro apresenta um acabamento anodizado. O conjunto é eficaz e o design parece inspirar-se nos faróis de “longo alcance” do mundo dos 4×4 e SUV.

O farol traseiro inclui díodos emissores de luz (LED). Embora seja compacto, o ecrã com formas elaboradas em túnel de vento garante que o piloto esteja confortável uma vez que lhe garante protecção contra os elementos.
Já o assento idealmente forrado é uma vantagem em viagens longas. O corte ergonómico da parte dianteira do assento garante que o condutor pouse bem os pés no solo. O passageiro é tratado com este mesmo cuidado para estar cómodo: as sólidas pegas asseguram-lhe um suporte estável e ergonómico.

Na sua extensão, o suporte da top case suporta 8,5 quilos de bagagem e a estrutura da zona do assento integra, de origem, fixações que se destinam às malas laterais (opcionais).
A Suzuki V-Strom 250 ABS possui um twin paralelo de 248 cm3 alimentado por injecção electrónica. Os engenheiros da Suzuki trabalharam para maximizar o seu binário em baixas e médias rotações, especialmente graças à escolha de um perfil da distribuição que favorece as acelerações em velocidades intermédias.

A nova forma das válvulas de admissão optimiza o fornecimento de mistura fresca, de modo a garantir o melhor rendimento e a assegurar a conformidade com as normas Euro 4 e graças ao seu grande depósito de 17 litros, a V-Strom 250 ABS percorre mais de 500 km sem parar.
Esta aposta da Suzuki possui um sistema de travagem antibloqueio ABS de série. A unidade central Bosch particularmente compacta e leve não influencia de modo algum o comportamento.

As pinças Nissin estão complementadas por discos de tipo “pétala” de 290 mm na dianteira e 240 mm na traseira.
A V-Strom 250 ABS possui rodas de 17 polegadas com 10 raios de design desportivo e moderno que estão cobertas por pneus IRC RX-01 com dimensões 110/80-17 (dianteira) e 140/70-17 (traseira) que garantem uma excelente aderência em todos os pavimentos.

Tal como as V-Strom com cilindradas superiores (650 e 1000), a 250 possui uma instrumentação LCD bastante completa que reúne as principais informações: velocidade instantânea, rotação do motor, relógio, indicador da mudança engrenada, nível de combustível, totalizadores quilométricos e parciais, indicadores da autonomia, sem esquecer o consumo e uma luz de aviso de manutenção.
Para além disso pode ainda contar com uma tomada de 12V que garante a alimentação de acessórios electrónicos.

Ficha Técnica
Dimensões, peso e capacidade
Comprimento – 2150 mm
Largura – 790 mm
Altura – 1295 mm
Distância entre eixos – 1425 mm
Distância ao solo – 160 mm
Altura do assento – 800 mm
Peso total – 188 kg
Depósito de combustível – 17,3 L
Motor
Tipo – 4 tempos, refrigeração liquida, SOHC
Número de cilindros – 4
Diâmetro – 53,5 mm
Curso – 55,2 mm
Cilindrada – 248 cc
CO2 – 72 g/km
Consumo de combustível – 3.2 L/100 km
Caixa de velocidades
Transmissão – 6 velocidades
Chassis
Suspensão dianteira – Forquilha Telescópica Hidráulica
Suspensão traseira – Mono-amortecedor
Travão dianteiro – Disco
Travão traseiro – Disco
Pneu dianteiro – 110/80-17M/C 57H tubeless
Pneu traseiro – 140/70-17M/C 66H tubeless

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.