Pneu inteligente comunica com o condutor

a carregar vídeo

Chama-se Pirelli Connesso e é anunciado como o primeiro sistema que monitoriza os pneus e informa o condutor sobre o seu estado.

Tudo acontece por intermédio de um sensor que se encontra colocado no interior do piso do pneu e que dessa forma armazena a informação registada. Esta é depois transmitida ao condutor através de uma unidade de controlo por duas vias: uma aplicação digital criada unicamente com este propósito ou, em alternativa, diretamente no painel de instrumentos do veículo. Os dados estão sempre protegidos e à distância de um clique já que se encontra alojados na Pirelli Cloud.

Leia também: Pirelli cria borracha para esquis

Um exclusivo das gamas P Zero e Winter Sottozero (verão e inverno), o sensor consegue recolher dados acerca do seu raio operacional, carga gerada sobre o mesmo, pressão, temperatura, desgaste, quilometragem e manutenção. No futuro, a Pirelli pretende disponibilizar ainda mais dados, incluindo uma estimativa da distância que ainda pode ser percorrida com um conjunto de pneus e os valores em tempo real da inflação para que o condutor não tenha de esperar que os pneus arrefeçam após uma utilização mais desportiva, em pista ou fora dela.

MÚLTIPLAS FUNÇÕES

A conetividade com o condutor é feita por meio de alertas, que surgem sempre que a pressão de um ou mais pneus já não apresenta os valores corretos ou quando se aproxima o limite do seu desgaste. Em ambos os casos, a aplicação consegue informar o utilizador sobre a oficina ou loja de pneus mais próxima e agendar uma visita para que a pressão possa ser ajustada ou os pneus substituídos através do GPS do carro ou do dispositivo móvel.

Ao contrário dos atuais sistemas de deteção da pressão dos pneus (TPMS) que já se encontram disponíveis em muitas viaturas, o Pirelli Connesso foi desenhado para que as suas funcionalidades se encontrem sempre disponíveis independentemente de o veículo se encontrar estacionado ou em movimento. Numa futura atualização do sistema, irá poder indicar perdas de pressão remotamente e iniciar o processo para a substituição ou manutenção dos pneus no local onde o carro se encontra nesse momento. O sistema possibilita a gestão da manutenção dos pneus de forma preventiva, tendo sido desenhado para condutores particulares, mas igualmente para gestores de frotas e de transportes.

A identificação de eventos desportivos relacionados com a competição automóvel, avaliação de oficinas ou casas de pneus e partilha de comentários com outros utilizadores da comunidade Pirelli Connesso são futuras aspirações deste serviço.

A sua estreia comercial está marcada para este verão, nos EUA, local onde a plataforma foi desenvolvida. A curto prazo, seguir-se-ão a Europa e o Médio Oriente.