O primeiro Volvo saiu do portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo no dia 14 de abril de 1927.

Pelas 10 horas da manhã, Hilmer Johansson, sales manager da empresa, conduziu para a rua o Volvo ÖV4 que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de 4 cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores, azul escuro com guarda-lamas pretos.

85 anos mais tarde, nesse mesmo dia Stefan Jacoby, então presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, Presidente e CEO do Grupo Volvo reproduziram esse mesmo momento ao volante do mesmo Volvo ÖV4, o primeiro de todos, agora uma relíquia do museu da Volvo.

O sonho de dois homens: Assar Gabrielson & Gustav Larson

volvo2
“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”

Com esta frase, Assar Gabrielsson & Gustav Larson, fundadores da Volvo, deram o mote para a criação de um conceito único na indústria.

Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a marca sueca surgiu como resposta a um vazio de mercado. A inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia. A elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20 preocupava Assar e Gustav, o automóvel deveria ser sinonimo de alegria, progresso e liberdade, nunca de sofrimento e morte.

Ao longo destes 90 anos, o posicionamento e os valores da Marca nunca mudaram. O foco nas pessoas, na segurança, na vida, no respeito. A Volvo é mundialmente líder no capítulo da segurança. A forma mais fácil de perceber todas as inovações introduzidas pela marca sueca é pensar em tudo o que cada automóvel detém em termos de segurança, do cinto de três pontos, à terceira luz de travagem, passando pelos airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança, tudo inovação Volvo, inovação sem patente, porque para a Volvo a segurança e a vida não têm preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam, por isso se diz que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.

A visão 2020

O pináculo do sonho dos fundadores da Volvo atingir-se-á em 2020. A marca sueca assegura que de esse ano em diante “ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido a bordo de um novo Volvo” numa das mais ousadas e nobres promessas da indústria automóvel.

A Volvo em Portugal

A importação de automóveis Volvo para Portugal iniciou-se em 1933 graças a Luiz Oscar Jervell que viria a constituir a Auto Sueco, Lda. Esta seria a empresa-mãe do Grupo Auto Sueco que durante décadas foi o representante exclusivo da marca Volvo no nosso País. Em 2008, nasce a Volvo Car Portugal, uma National Sales Company do Volvo Car Group que viria a ser desde esse ano a empresa responsável por essa importação.

Em 2016, as 4.363 novas matrículas constituíram um novo recorde nacional para a Volvo em Portugal representando um crescimento de 22,1% em relação a 2015 e a uma quota de mercado de 2,10%.