Próximo RS da Audi será o Q8

Seguindo o exemplo de Mercedes e BMW, a Audi Sport procura dobrar a sua oferta de modelos nos próximos dois anos e os SUV terão prioridade nesta estratégia. Quem o diz é Stephan Winkelmann, o patrão da companhia. Neste momento apenas o RS Q3 desponta na gama, mas quase ao virar da esquina está o RS Q5 e logo depois o RS Q8 que lhe damos conta neste artigo, neste momento ainda em forma de protótipo.

E como podemos ter a certeza de que será assim? Porque a Audi já tomou providências para proteger o nome RS Q8, tendo apresentado no dia 1 de agosto um pedido de direitos de imagem no Gabinete de Patentes da União Europeia. Ou seja, o Q8 Sport Concept apresentado em março, no Salão Automóvel de Genebra, vai mesmo ser realidade, uma vez que uma versão Audi Sport deverá manter o seu aspeto desportivo e linhas agressivas.

Similar em tamanho ao Q7 e pronto a chegar ao mercado em 2018, o Q8 é um SUV coupé que irá rivalizar com o BMW X6, o Range Rover Sport e o Mercedes GLE. A versão RS fará frente ao X6 M, Range Rover Sport SVR e ao Mercedes GLE 63 AMG.

Leia também: 500 cv para o Audi TT RS-R Cabrio da ABT

A movê-lo deverá estar o V8 de 4.0 litros de 605 cv que já equipa o RS7 e S8 Plus. Tal fará com que o RS Q8 seja mais rápido do que os seus rivais quando chegar ao mercado. Outra possibilidade passará por associar o V8 a um motor elétrico, o que irá acontecer no Porche Panamera Turbo S E-Hybrid, ‘irmão’ do Grupo VW. A Porsche vai acrescentar esta motorização, com 680 cv, no próximo Cayenne, cuja plataforma será partilhada com o Q8, e não seria descabido que a Audi Sport pegasse nela para o seu futuro RS.