Exército americano apresenta sucessor do lendário Humvee

a carregar vídeo

O nome indicia uma espécie de cocktail russo de qualidade duvidosa, mas a verdade é que o Oshkosh JLTV foi escolhido pelo exército norte-americano como o sucessor do popular Humvee, a besta de combate que virou automóvel de produção em série com a batuta da Hummer e sorvia litros de gasolina a cada incursão rodoviária.

Apesar do acrónimo JLTV (de Joint Light Tactical Vehicle ou “Veículo de Combate Tático Leve”) que acompanha a designação, o Oshkosh não aparenta ser mais leve, pequeno e ágil do que o seu antecessor. Na verdade, é maior, tem um corpo mais volumoso e janelas mais pequenas, focando-se claramente numa maior proteção dos seus ocupantes. Não sem um custo, já que a companhia a quem foi adjudicado o contrato, Oshkosh Defense, fê-lo em detrimento da capacidade de carga e características TT.

Veja também: Nunca se viu uma ‘pão-de-forma’ assim!

Ainda assim, este Panzer moderno conta com uma carroçaria capaz de suportar a explosão de minas e de outros artefactos, uma suspensão TAK-4i com curso ajustável de 50 cm e um V8 Duramax turbodiesel de 6.6 litros com o cunho da General Motors, que no Chevrolet Silverado 2500HD produz 445 cv, mas no Oshkosh foi espremido para apenas 340 cv, tudo com a fiabilidade em mente. O peso total é aproximadamente de 10 toneladas, um pequeno elefante com rodas que diz tudo sobre a sua resistência e sobre os efeitos (ou consequências) de quem se cruzar com ele…