680CV de poder híbrido: O Panamera Sport Turismo mais potente

26/09/2017

Foi revelado o Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, que ao alcançar os 680CV se torna na opção mais potente da gama, o que alia com uma eficiência também de topo testemunhada pelo anúncio de consumos de 3.0L/100km.

A gama do Porsche Panamera Sport Turismo, a versão mais familiar e ao estilo shooting brake da berlina desportiva, recebeu agora uma versão híbrida de plug-in que se coloca no topo da oferta. E quando falamos em valores de referência falamos não apenas nos registos de performance, sendo a mais potente, mas também nos consumos, pois é também a mais poupada neste campo. Conjugando um motor V8 com outro propulsor elétrico para obter tração integral e 680CV de potência, e conseguindo uma média de 3.0L/100km, o modelo surge também equipado de origem com vários dos sistemas de referência da marca germânica. E ainda conta com uns “pozinhos” do 918 Spyder…

div” data-cycle-speed=”1000″ data-cycle-swipe=”false” data-cycle-tile-count=”7″ data-cycle-tile-delay=”100″ data-cycle-tile-vertical=”true” data-cycle-timeout=”4000″>
Mecânica

O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo combina um V8 de 4.0L com 550CV e um motor elétrico de 136CV, alcançando uma potência combinada de 680CV. Um registo que o coloca num patamar superior ao Panamera Turbo Sport Turismo de 550CV. A carrinha híbrida consegue sprintar até aos 100 km/h em 3,6 segundos e atingir no máximo os 310 km/h. Registos que são idênticos aos da berlina desportiva plug-in de 680CV.

Apesar das performances de velocista consegue “gerir as energias” como um maratonista. Isto porque anuncia consumos de 3.0L/100km, enquanto a bateria de 14,1 kWh, que carrega num tempo entre 2.30H ou 6.00H, permite uma autonomia elétrica de 49 km. Com a caixa PDK a enviar a potência para as quatro rodas com recurso ao Porsche Traction Management, referência para o facto do sistema de tração integral ter tido origem no primeiro superdesportivo a baixar os sete minutos em Nurburgring, o estupendo 918 Spyder.

Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo visto da retaguarda

As tecnologias que potenciam a dinâmica ao volante da segunda geração do Panamera, bem como as ajudas ao condutor, estão também contempladas neste poderoso modelo de ligar à tomada. Assim atributos como o eixo traseiro direcional e apoios como o Inno Drive fazem parte das características do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo. Além disso, como poderá ver na secção relativa aos preços, existe ainda um conjunto de equipamentos de referência da marca de Estugarda que surgem de origem nesta versão. Um deles, referimos já, é a suspensão pneumática de três câmaras com o Porsche Active Suspension Management, que equipa todos os Panamera Sport Turismo com mais de 440CV.

Design

Os novos atributos que foram introduzidos com a segunda geração do Panamera, em conjunto com o novo conceito de interior 4+1 oferecido pelo Sport Turismo, entram também a bordo deste desportivo híbrido. Com o visual exterior (onde se destaca o único aileron ativo do seu segmento, com três posições) a referir que se trata da versão com 680CV de potência através da cor adoptada para a inscrição Panamera Turbo S na traseira, nos ecrãs de infotainment integrados no conceito de interior Porsche Advanced Cockpit visualizam-se algumas informações específicas relativas ao modo híbrido.

Mas este Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo é efetivamente um membro da variante “shooting brake” deste modelo, com a linha de teto mais elevada para facilitar o acesso e saída e garantir maiores áreas interiores. Além disso, conta com uma bagageira de 425L, que se estendem até aos 1245L.

Preços
O valor para aceder ao mais potente dos Panamera Sport Turismo coloca-se na fasquia dos 200.000€, pois está anunciado um preço para solo nacional de 200919€. A Porsche refere que este preço inclui desde logo várias das tecnologias específicas da marca, como o sistema de estabilização da traseira Dynamic Chassis Control, o bloqueio do diferencial traseiro Torque Vectoring Plus, os travões de cerâmica, as jantes de 21’’ com design 911 Turbo a direção Assist Plus e ainda o pack Sport Chrono. Torna-se até difícil pensar em incluir mais equipamentos no Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo…

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.