A União Europeia tem pronto um rascunho da versão final do regulamento de aprovação automóvel apesar da relutância da Alemanha. Fontes da UE, dizem que o objectivo é prevenir a repetição de um escândalo semelhante ao de 2015, protagonizado pelo Grupo Volkswagen.

A Comissão Europeia concluiu o esboço dos futuros regulamentos de homologação dos automóveis, apesar das reservas da Alemanha. O documento prevê a aplicação de multas que podem chegar aos 30 mil euros por veículo produzido aos fabricantes que tentarem enganar os sistemas de teste.

De acordo com algumas fontes, a Alemanha encara com relutância que Bruxelas veja aumentados os poderes de vigilância sobre o mercado, apesar do escândalo de 2015.

A crescente frustração dos reguladores do organismo levou a União Europeia a lançar processos contra a Alemanha, Reino Unido, e outros cinco membros, por considerarem que os seus governos não estão a garantir o cumprimento dos regulamentos.

“O Concelho está a actuar correctamente ao não permitir que a Alemanha se intrometa no caminho do nosso compromisso” – referiu a porta-voz do departamento de Transporte e Ambiente que criticou a atitude da Alemanha que “falhou em penalizar a Volkswagen e ainda se opõe ao controlo da União Europeia”.

As regras vão ainda ser discutidas pelos ministros da economia da União, a 29 de Maio, antes de serem negociadas com o Parlamento e com a Comissão Europeia.

Diogo Borges