Autopilot Tesla comprova eficácia na neve

a carregar vídeo
Nuno Fatela
Nuno Fatela
Jornalista

Mesmo sem marcas rodoviárias nem outro automóvel que pudesse utilizar como “guia”, o sistema de condução sem intervenção humana da Tesla comprovou a sua eficácia.

Têm sido vários os vídeos colocados na internet a comprovar as capacidades do sistema de apoio ao condutor da Tesla, denominado Autopilot, que progressivamente vem ganhando mais capacidades autónomas e melhorando a sua eficácia. Já esta semana tornou-se viral a obra que mostra como esta tecnologia terá antecipado um acidente, acionado a travagem de emergência ainda antes do embate entre dois veículos na sua frente, e agora é apresentada uma prova de que, mesmo sem nenhum elemento de apoio para se orientar, o Autopilot consegue funcionar na neve. No vídeo pode-se verificar que as marcas rodoviárias desaparecem sob o manto branco e que nenhum automóvel pode ser utilizado como guia, mas mesmo assim o sistema de posicionamento do sedan elétrico conseguiu manter o Model S na sua via sem qualquer problema. Para tal deverá ter sido utilizada a combinação da geolocalização com a capacidade de aprendizagem das rotas por parte dos automóveis da Tesla, além dos radares e sensores que detetam os obstáculos, e que assim conseguiram fazer o Autopilot funcionar na perfeição mesmo nestas desafiantes condições climatéricas.

A Tesla também já revelou um vídeo a demonstrar o que “vê” um veículo autónomo, uma obra que pode encontrar neste artigo.