Para breve, 1000 km de autonomia elétrica

18/05/2017

A autonomia continua a entravar uma maior adesão aos veículos elétricos. Mas o que aconteceria se um só carregamento se traduzisse em 1000 quilómetros de autonomia?

Parece uma ideia demasiado ambiciosa, distante da realidade, mas Marelke Wolter, responsável pelo projeto de Armazenamento de Energia Móvel da Fraunhofer-Gessellschaft, não está muito distante o surgimento de uma bateria capaz de assegurar uma autonomia de 1000 km com um único carregamento.

Recorde-se de que o mais recente lançamento da Tesla, o modelo S 100D, comporta um pacote de baterias com capacidade de 100 kW/h, oferecendo uma autonomia de 540km. Está instalado no fundo do carro, é de grandes dimensões, com quase 5 metros de comprimento, 1.83 metros de largura e 10 centimetros de espessura, contendo mais de 8.000 células de iões de lítio.

Numa comparação direta com o Tesla S 100D, Marelke Wolter revela que caso o projeto consiga “utilizar o mesmo espaço a mas melhorar a densidade da energia, será, finalmente, possível chegar aos 1000 kms”.

Wolter diz que será necessário refinar os materiais dentro da bateria para aumentar a capacidade de retenção de energia ou reformular todo o sistema. A este respeito fala de uma redução da quantidade de componentes associados ao funcionamento da bateria: “Há uma grande quantidade de componentes inativos no sistema e isso é um problema no nossa ponto de vista. É muito espaço desperdiçado”, refere.

No presente, o Tesla S P85D, irmão mais novo do S 100D, ainda apresenta dificuldade em cumprir a autonomia prevista num circuito de autoestrada de Lisboa ao Porto, por exemplo. Mas quem sabe o que o futuro nos reserva – e, aparentemente, um futuro muito mais próximo do que o que podemos pensar.

Miguel Policarpo

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