Cinco países onde o trânsito é caótico

Há países em que o simples ato de conduzir é um risco desmesurável para a integridade física (e psicológica para quem assiste…). Apresentamos cinco exemplos de países diferentes em que conduzir diariamente é ‘andar na corda’ permanentemente. Não surpreenderia se todos os dias ao chegar a casa o condutor se benza…

Talvez no meio do caos exista algum tipo de organização, uma vez que em alguns exemplos – em particular o da cidade de Adis Abeba, na Etiópia, o trânsito é tão indisciplinado mas flui. Há ordem na desordem. Alguns dados da OMS corroboram a ideia de que o trânsito de automóveis a nível mundial ainda tem um longo caminho a percorrer até se poder considerar seguro – dependendo, claro, dos países. Apresentamos alguns dados:

Desequilíbrio: 90% das mortes por acidentes no trânsito ocorrem em países sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento. Estes países representam apenas 54% do parque automóvel de veículos matriculados…

Velocidade: Estranhamente, apenas 47 países – que representam 13% da população mundial – têm leis que regulam a velocidade máxima permitida em cidade.

Álcool: Só 35 países, com um universo populacional de 2.100 milhões de pessoas, legislaram a condução sobre o consumo de álcool.

Capacete: Um meio de segurança que nos pode parecer básico, em Portugal, mas a verdade é que só 44 países do mundo se deram ao trabalho de definir leis para o uso do capacete. Esses 44 países incluem apenas 17% da população mundial. Incompreensível, dado que o uso de um capacete de boa qualidade pode reduzir em 70% o risco de que o motociclista sofra um traumatismo craniano grave.

Cinto de Segurança: Outro meio igualmente importante para atenuar as consequências de um acidente, o uso do cinto de segurança está legislado em cerca de 105 países, que constituem 67% da população mundial.

Cadeiras infantis: O uso de cadeiras infantis satisfatório pelos parâmetros da OMS constam na legislação de 52 países, abrangendo cerca de 17% da população mundial.

Segurança: As Nações Unidas decretaram 7 regulamentações essenciais para garantir a segurança das viaturas… mas somente 40 países adotaram as sete…

Mortes: Todos os anos morrem 1,25 milhões de pessoas nas estradas pelo Mundo.

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.