Ford quer test-drives com realidade virtual

31/03/2017

A marca prevê que no futuro esta será uma solução que vai “proporcionar uma forma mais conveniente de experimentar [o automóvel] antes de o comprar”.

Imagine estar a acelerar pelas dunas do deserto aos comandos de um SUV enquanto está simplesmente sentado no seu sofá ou simular que leva os filhos à escola ao volante de um citadino sem a necessidade de tirar o seu pijama ou sair de casa. Este é o objetivo da Ford para o futuro, integrando as tecnologias de realidade virtual nos test-drives, garantindo assim que os condutores podem conduzir durante tanto tempo quando desejem os automóveis que ponderam comprar, bem como avaliar o seu comportamento em diversos cenários. Segundo a marca, esta solução garante uma experiência mais prazerosa e completa ao descobrir os diversos modelos que pondera adquirir, descobrindo todos os detalhes dos automóveis, testando as suas capacidades dinâmicas e até descobrir os cheiros do automóvel. Tudo após ter já personalizado o veículo de acordo com as suas preferências, escolhendo os estofos, cores, decorações e todos os elementos que individualizam a viatura.

Para a Ford, a inclusão da realidade virtual significa mais um passo em frente nesta área, pois a marca implementa já estas tecnologias no desenvolvimento dos seus modelos (eliminando a necessidade de protótipos físicos), afirmando que no seu Estúdio de Design de Colónia, Alemanha, já existe uma instalação de última geração com a “RV” que foi essencial para o novo Fiesta. Segundo a marca da oval azul, estas capacidades ajudaram não apenas a aperfeiçoar os materiais, pormenores e acabamentos, como também a configurar a localização dos controlos e posição de elementos como o painel de instrumentos, otimizando a experiência de utilização posterior dos automobilistas. De momento ainda não existem prazos anunciados para a introdução dos test-drives com realidade virtual da Ford, mas as informações agora avançadas onfirmam que esta é uma aposta futura da marca americana para ajudar os consumidores a escolherem os seus novos automóveis.

Nuno Fatela/Turbo