Jaguar XE SV Project 8: Um projeto espetacular com 600 CV

Foi revelado o mais potente Jaguar de estrada de sempre, uma potente versão do XE com 600 CV que consegue alcançar os 320 km/h. Além de equipar um potente V8, o Jaguar XE SV Project 8 também conta com novos processos de fabrico para que o baixo peso ajude a atingir as performances de topo que promete.

“Uma combinação de potência explosiva, agilidade dinâmica e tração integral”. É assim que a Jaguar resume o novo XE SV Project 8, uma versão exclusiva e limitada a 300 exemplares, todos com volante à esquerda, que será fabricada pela divisão Special Vehicles Operations (SVO). Na base está o motor V8 5.0L sobrealimentado com 600 CV, que permite atingir os 96 km/h (60MPH) em somente 3,3 segundos e um máximo de 320 km/h, tornando-o no mais potente automóvel de sempre da marca britânica para estrada.

Além de um verdadeiro monstro de 600 CV sob o capot, o Jaguar XE SV Project 8 conta ainda com a tração integral e efetua a estreia de um Track Mode, que lhe permite otimizar ainda mais o comportamento em circuito. Quando está em autódromos beneficia ao máximo dos ajustes na suspensão que permitem ficar 15 mm mais perto do solo, das capacidades dos novos travões em carbocerâmica e do diferencial ativo eletrónico no eixo traseiro.

Para atingir as elevadas prestações anunciadas pelo emblema britânico, este sedan desportivo conta ainda com outras modificações. Desde logo no processo de fabrico, com recurso à fibra de carbono para diversos elementos. É o caso dos para-choques (o dianteiro com entradas de ar maiores) e o capot, num processo de emagrecimento para o qual as jantes de 20’’ em alumínio também contribuem. Destaque ainda para a inclusão de um composto oriundo da Fórmula 1, com os rolamentos de roda a utilizarem uma cerâmica de nitreto de silício.

a carregar vídeo

Este sedan desportivo estará disponível em duas variantes. A primeira para quatro passageiros e que inclui os mais recentes bancos de performance da marca britânica, a que se junta a opção pelo track pack que significa que o modelo terá apenas capacidade para dois ocupantes e utiliza bancos de fibra de carbono com cintos de segurança de quatro pontos. Procurando rasgar o vento com a maior eficácia possível, o Jaguar XE SV Project 8 tem ainda um fundo plano e vê a espetacularidade da imagem favorecida pela inclusão do splitter dianteiro e uma asa traseira ajustáveis e ainda um difusor na retaguarda.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.