O Lancia Delta de Kankunnen foi vendido pelo dobro do preço

Tetracampeão de ralis, Juha Kankkunen é uma das principais figuras da célebre estirpe de ‘finlandeses voadores’ que granjearam nome (e diversas conquistas) no desporto motorizado.

Antigo piloto da Toyota e da Lancia, foi com os italianos que celebrou os seus maiores feitos no Mundial da especialidade, sobretudo ao volante daquele que é considerado o mais icónico carro da modalidade: o Delta HF Integrale que vê nestas imagens. Só assim se explica que o chassis Abarth 045, conduzido por Juha no Campeonato do Mundo de 1990, e com o qual alcançou o quinto posto no Rali da Finlândia (o que está longe de ser extraordinário), tenha sido arrematado no Classic Car Silverstone por incríveis 225 mil libras (cerca de 250 mil euros) — o dobro do valor inicial.

Para os fãs da estatística, este mesmo modelo foi igualmente tripulado pela dupla italiana Dario Cerrato/Giusepe Cerri no Rali de San Remo, com as cores da FINA no lugar das bonitas riscas da Martini. A especificação é a original do Grupo A, mantendo a transmissão e eletrónica da época, tendo sido repintado a posteriori com o esquema da famosa marca de bebidas espirituosas.

No dia em que pretender adquirir um, já sabe que não lhe ficará barato…