Lexus acelera sobre os mares

Foi revelado um novo barco que pretende transportar para o mundo náutico os conceitos de design da Lexus, num projeto que teve início em 2015 quando o Presidente do Grupo Toyota, Akio Toyoda, passou diversos dias a experimentar as embarcações da Toyota Marine Department. Inspirado na agilidade e estabilidade destes produtos, e também pelo poder dos motores turbodiesel, o responsável máximo do grupo nipónico avaliou o potencial que estes barcos tinham como forma de complementar o estilo de vida luxuoso dos clientes Lexus. Inspirado nesta ideia, nasceu o Sport Yacht Concept, que foi agora levado a navegar nas águas que banham a ilha Di Lido, na Flórida.

Este é um barco com capacidade para transportar entre 6 e 8 ocupantes e que foi desenvolvido pelo Lexus Design Center instalado na Toyota Motor City, no Japão. Aqui os responsáveis fizeram fluir para os sete mares o design da marca de luxo nipónica, que desaguou num projeto onde é desde logo destacada a ligação simbiótica entre o convés superior e a estrutura inferior destinada a acomodar os passageiros. Ambas foram criadas com recurso a uma peça única de CFRP (composto que utiliza a fibra de carbono e o plástico), material que também é utilizado em superdesportivos como o Lexus LFA. Permitindo uma redução do peso de 1000kg em comparação à utilização da fibra de vidro, este é um dos segredos para que os dois V8 com uma potência combinada de 885CV (desenvolvidos a partir do bloco utilizado no GS F) consigam impulsionar o Lexus Sport Yacht Concept até uma velocidade de 43 nós, o equivalente a 78km/h.

Com o capitão a monitorizar as informações com recurso a ecrãs touch, onde são apresentados dados do GPS, radares, sonares, iluminação e sistemas de conetividade, o homem que dirige a embarcação pode estar acompanhado de outros ocupantes sentados em bancos nas suas laterais. Caso os passageiros queiram recolher à cabina, vão encontrar um ambiente de luxo enriquecido pelos acabamentos em madeira e vidro. O sofá para seis pessoas com mesa ao centro e o ar condicionado tornam a atmosfera mais acolhedora e apelativa ao convívio, e caso a fome aperte basta ir ao frigorifico buscar os alimentos para cozinhar no forno do Lexus Sport Yacht Concept. Enquanto desfrutam de um belo jantar, os passageiros podem ligar-se ao mundo com recurso ao sistema de entretenimento com rede wi-fi 4G, que conta com tecnologia áudio fornecida pela Revolution Acoustics.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.