Mercedes Classe S Coupé e Cabrio ganham novas armas

05/09/2017

À imagem do que já tinha acontecido no início do ano com a berlina, foram agora desvendados os novos Coupé e Cabrio do topo de gama da Mercedes, onde se destaca o poderoso AMG S65 de 630CV.

A Mercedes acaba de revelar as versões Cabrio e Coupé do renovado Classe S, que se juntam à berlina revelada em abril de 2017. Se na variante descapotável as diferenças são óbvias, no caso da outra adição à gama destacam-se as linhas mais aerodinâmicas e modernas em contraste com o estilo mais ‘presidencial’ e clássico do modelo que nos foi apresentado no início da Primavera. O que é partilhado com a berlina é a introdução de diversas novas tecnologias, bem como as mudanças na gama de motorizações.

Um dos primeiros elementos destacados desta renovação vai para a estreia da iluminação OLED (LEDS orgânicos) com o Mercedes Classe S Coupé e Cabrio, já que a berlina conta com os Multibeam LED com UltraRange. A diferença está no caráter dinâmico destes grupos óticos e também na capacidade dos 33 diodos de cada farol adaptarem a intensidade da luminosidade de acordo com as “condições de circulação”.

A gama internacional de motorizações inclui os blocos de oito cilindros em “V” das versões S560 (469 CV e 700 Nm) e AMG S63 4MATIC+ (612 CV e 900Nm), enquanto no topo está o todo-poderoso V12 que equipa o AMG S65 (630 CV e 1000Nm, que cumpre a aceleração 0-100km/h em 4,1 segundos). Junta-se ainda o V6 da versão S450 4MATIC (367 CV) para o Mercedes Classe S Coupé. Em todos os modelos a opção da Mercedes foi para transmissões automáticas, que são de 9 velocidades (9G-Tronic) para os blocos menos potentes e de sete relações para o modelo de 630 CV.

Com exceção do motor de seis cilindros, toda a gama dos Mercedes Classe S Coupé e Cabrio surge de origem com tração integral. Destaque ainda para apossibilidade de contar com a suspensão Magic Body Control, que inclina a carroçaria até 2,65º para o lado interior das curvas e agora analisa a estrada para se adaptar antecipadamente às irregularidades no piso até aos 180km/h (Road Surface Scan), além da conhecida suspensão pneumática AIRMATIC.

Se no exterior as alterações são pouco extensas, e a mala mantém inalterada a capacidade de 350L no descapotável e de 400L no cabrio, a bordo do habitáculo para quatro passageiros a atmosfera de requinte pode surgir sublinhada por novas opções. Para isso a Mercedes adicionou agora três novos revestimentos, com as linhas AMG Line Plus em vermelho Tiziano e na combinação de vermelho Bengal e de preto e ainda com uma mais ‘frugal’ versão adicionada também no tom vermelho Tiziano. Além disso, existe um trio de novas hipóteses para os elementos decorativos, com a inclusão da madeira de nogueira, de freixo (num tom cinza) e de magnolia.

Quem se senta no lugar do ‘comandante’ dos Mercedes Classe S Coupé e Cabrio vai continuar a encontrar na sua frente a extensa superfície digital de 12,3’’ dos ecrãs para o painel de instrumentos e infotainment, que mantêm as dimensões mas melhoram a sua resolução. Além do upgrade deste elemento que “enfatiza a orientação do design interior em linhas horizontais”, destaque também para a inclusão, tal como na berlina “S”, de novos comandos táteis no volante para operar os dois painéis dianteiros, que podem surgir com os grafismos Sporty, Classic e Progressive. Mas, se não quiser ter este trabalho todo, a marca da estrela também tornou mais evoluídos os comandos vocais do seu topo de gama…

Além do upgrade tecnológico a bordo, os Mercedes Classe S Coupé e Cabrio também passam a contar com novas capacidades no parâmetro da segurança. Muitos destes sistemas tiveram a sua estreia na berlina Classe S, destacando-se soluções como a assistência de direção em curva e de manutenção da distância que passa a fazer maior utilização dos dados da navegação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.