Mitsubishi confirma rival do Qashqai para Genebra

O modelo irá reforçar a gama de SUVS e Crossovers da marca nipónica, colocando-se num patamar intermédio entre o ASX e o Outlander.

Tal como havia já sido avançado nos últimos dias, a Mitsubishi está mesmo a preparar o lançamento de um rival do Qashqai, um novo modelo que irá ter apresentação oficial no Salão de Genebra. O design será inspirado no concept XR-PHEV (foto abaixo), protótipo que em 2015 esteve também no certame helvético, mas o nome final de produção deste novo SUV ainda não foi revelado. Pelo que a imagem deixa antever, as formas serão menos esculpidas do que no protótipo referido, com a dianteira a apresentar linhas similares às do Outlander, dominada pela grelha Dynamic Shield que apresenta este automóvel, mas a retaguarda apresenta linhas mais suaves, algo para que contribuem as formas descendentes do teto ao estilo dos coupés.

Enquanto o protótipo XR-PHEV utilizava, tal como o nome indica, uma motorização híbrida, esta opção não deverá estar contemplada no modelo de produção pois iria aumentar consideravelmente o seu preço. No entanto, além de uma gama de motores diesel partilhada com o ASX, com potências de 114CV e 150CV, o novo SUV da Mitsubishi deve também ficar responsável pela estreia de um novo motor turbo a gasolina da marca nipónica.

Os propulsores estarão conectados a transmissões manuais, CVT e automáticas de oito velocidades, e opcionalmente será possível enviar a potência para as quatro rodas, garantindo assim a tração integral. Todas as informações sobre o novo SUV da Mitsubishi, que pretende rivalizar com propostas como o Nissan Qashqai, serão conhecidas dentro de um mês, quando esta nova aposta da marca dos três diamantes estrear no Salão de Genebra.

Nuno Fatela/Turbo