Novo Jaguar F-Type ligado à GoPro

Nuno Fatela
Nuno Fatela
Jornalista

Com chegada ao mercado ainda durante o primeiro trimestre, sublinhada pela nova série especial 400 Sport, o modelo evolui o design, mantém o poder de fogo dos seus V6 e V8 e ganha novas tecnologias como a espetacular app ReRun desenvolvida com a GoPro.

A Jaguar acaba de apresentar o atualização daquele que é o modelo mais dinâmico, desportivo e centrado nas performances da sua gama. Falamos claramente do F-Type, lançado em 2012 e que agora salta no tempo para se atualizar com novos conteúdos tecnológicos e um design contemporâneo para que continue a manter os seus altos níveis de atração junto do público.

No design do modelo, que está disponível nas versões coupé e descapotável, as principais novidades estão na secção dianteira, com a marca britânica a optar por uma imagem mais imponente e pura onde a evolução tecnológica é demonstrada pela iluminação LED com a assinatura diurna J-Blade. Com a Jaguar a afirmar que no F-Type também “foram incorporadas superfícies mais arrojadas e linhas mais simples com distintos detalhes discretos que realçam de forma subtil a secção dianteira”, surgem agora entradas de ar sem divisão e de dimensões superiores, que ganham ainda maiores proporções no poderoso F-Type SVR.

a carregar vídeo

Para o interior a palavra-chave foi aperfeiçoamento, com a marca a focar-se em alcançar maior harmonia nos acabamentos e potenciar a combinação de luxo e performance. Entre as novidades destaque para os bancos mais leves e que oferecem mais conforto e ergonomia, estando disponíveis as versões Sport e Performance, estes últimos de série nos F-Type 400 Sport, R e SVR. Acabamentos cromados designados como “Satin Chrome” e “Noble Chrome” enriquecem ainda mais a atmosfera.

Outro dos principais destaques é a estreia no F-Type do mais avançado sistema de infotainment da Jaguar, o Touch Pro com ecrã de 8’’ e que oferece ligação 4G. Entre os diversos atributos, os holofotes recaem na nova App ReRun desenvolvida com a GoPro, que permite aliar às imagens destas câmaras informações oriundas do próprio desportivo britânico, apresentando um visual quase ao estilo dos videojogos que combina as gravações em pista com dados como velocidade, posição do acelerador, forças G e ângulo do volante.

Mas o que mais entusiasma os proprietários do desportivo britânico são os motores 3.0L V6 e 5.0L V8 que dão força às performances superiores do F-Type. O mais frugal surge nos F-Type de 340Cv e F-Type R-Dynamic de 380CV, e também equipa a nova versão de lançamento 400 Sport, onde atinge os 400CV (permitindo acelerar até aos 100km/h com o motor V6 em menos de cinco seguros, num total de 4,9seg). O bloco de oito cilindros em V está reservado para as edições de topo, debitando 550CV no F-Type R e 575CV no todo-poderoso F-Type SVR. Esta versão de topo consegue atingir os 100km/h num tempo de 3,7 segundos e continuar a acelerar até um máximo de 322km/h na versão coupé e 314 km/h na variante descapotável. As transmissões serão manuais de seis velocidades e automáticas de oito relações e apenas para as versões com 340CV não será possível optar pela tração integral.

O renovado Jaguar F-Type entra em comercialização ainda durante o primeiro trimestre de 2017.

a carregar vídeo