O novo Rei do Músculo

O Dodge Challenger SRT Demon foi apresentado e chega como o Muscle Car mais poderoso de sempre, algo que fica a cargo do V8 mais potente da história.

a carregar vídeo

Após diversos teasers que foram sendo paulatinamente apresentados pela Dodge, a marca americana revelou em todo o esplendor o novo Challenger SRT Demon, um demónio de carro ainda mais poderoso que o já incrível Hellcat de 2014 com 707CV. Neste caso o fabricante foi ainda mais longe para criar o mais poderoso e incrível Muscle Car de sempre, uma máquina que equipa um motor V8 6,2L HEMI Demon com 840CV e 1043Nm, anunciado como o V8 mais potente de sempre. O resultado é que em apenas um segundo se atingem os 48km/h e as 60 milhas por hora (96km/h) são cumpridas em 2,3 segundos, numa vertiginosa aceleração que permite fazer um quarto de milha (400 metros) em 9,6 segundos que permitem alcançar os 225 km/h. Mas os números impressionantes não se ficam por aqui, pois a Dodge indica que o Challenger SRT Demon é o carro que gera mais forças G em aceleração lateral, 1,8G, e conta na dianteira com a maior entrada de ar funcional já colocada num automóvel, uma incrível abertura com 291cm2 de dimensão.

E bem que este demónio precisa de acolher o máximo de ar que consiga, pois recebeu um compressor com 2,7L de capacidade e capaz de gerar pressões de 14,5 PSI. Outras das alterações referidas pela Dodge são a capacidade do motor atingir um regime de 6500RPM e o facto de ser o primeiro modelo de produção com um intercooler arrefecido a ar e com o sistema After-Run Chiller que continua a fazer o arrefecimento do motor e compressor mesmo após desligar o Challeger SRT Demon. A capacidade de arranque deste modelo equipado com uma transmissão automática de oito velocidades e modos de condução Auto, Drag e Custom foi outro dos focos, algo alcançado com recurso ao sistema TransBrake para que o carro “dispare” e o ‘Torque Reserve’ que aumenta os níveis de potência e binário ao arranque.

A marca destaca ainda outras características singulares, como a possibilidade de não contar com banco de passageiro, num modelo com perfil de Muscle Car (ou não fosse o mais potente de sempre nesta categoria) e adornado com diversos equipamentos da Demon Crate, tanto na mecânica como no visual. A produção do Dodge Challenger SRT Demon estará limitada a 3300 exemplares anuais (3000 nos Estados Unidos e mais 300 para o Canadá) e todos os que adquiram o mais poderoso Muscle Car da história vão poder aprender a explorar todo o seu potencial numa aula gratuita na escola de condução de alta performance Bob Bondurant.

a carregar vídeo

 

Nuno Fatela/Turbo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.