O novo Renault Captur apresentado em Genebra

11/03/2017

O Captur integra a gama de SUVS e crossovers da Renault, que foi recentemente reforçada com o Kadjar e passará também a contar com o Koleos a partir de Junho deste ano.
 A reinvenção do Renault Captur tem sido um dos grandes destaques do Salão Automóvel de Genebra. O crossover  nº1 também em Portugal conta com diversas mudanças no visual e novas tecnologias a pensar no condutor, acolhendo ainda uma versão com a assinatura de excelência da competência técnica da marca gaulesa, a Initiale Paris.

Mantendo-se fiel ao seu design e características iniciais, o Captur continuará com a pintura bi-tom mas conta agora com um conjunto de 30 opções de cores para o tecto e carroçaria, e ainda 6 packs de personalização interior e 5 packs de personalização exterior. Se preferir um habitáculo mais iluminado, poderá optar por um tecto fixo em vidro. O novo Captur recebe a assinatura da marca com os novos faróis diurnos LED Pure Vision em forma ‘C’ no inferior dos pára-choques dianteiros e traseiros, que se destacam e identificam imediatamente este automóvel como um Renault também à noite. Mas o modelo apresenta outras semelhanças com outro crossover da Renault. Tal como o Kadjar, vislumbram-se, também, novas grelhas de moldura cromada e protecções na secção inferior da carroçaria.

No interior, as versões superiores estão equipadas com tecido de maior qualidade (nomeadamente no volante revestido em couro), de cores discretas, elementos com acabamentos em cromado com os painéis das portas e alavanca de velocidades redesenhados. Os porta-luvas “gaveta Easy Life” e os bancos com capas amovíveis continuam instalados neste modelo, que se distingue pelo lado prático e comodidade.

O habitáculo encontra-se equipado com o sistema de som premium BOSE, com seis colunas, altifalantes de alta definição e um subwoofer no porta-bagagens, que proporciona uma experiência acústica semelhante a um concerto, pelo que a marca afirma que o crossover se transforma num autêntico auditório. Já nas tecnologias de multimédia, o destaque do novo Captur situa-se no terceiro e mais elevado nível de equipamento, o estreante R-LINK Evolution. Este sistema (compatível com a aplicação Android Auto) está disponível num ecrã táctil de 7’’ e permite utilizar aplicações do smartphone, compatíveis com o Captur, tais como chamadas, navegação, música e mensagens.

Entre velocidades de 30 e 140km/h, o Captur encontra-se habilitado, pela primeira vez, para accionar alertas de luz nos retrovisores quando algum veículo é detectado num dos quatro ângulos mortos que o espelho retrovisor não “apanha”. Este novo crossover da Renault também contém diversos apoios especiais ao estacionamento. Para além do radar e câmara de marcha atrás, este renovado Captur encontra-se equipado com o Easy Park Assist que permite ao condutor não usar o volante para estacionar em paralelo, na perpendicular ou em espinha.  Este sistema detecta qualquer espaço disponível para estacionar e, a menos de 30 km/h,  calcula a trajectória da manobra a que se propõe, sendo apenas necessário utilizar os pedais do acelerador e travão para completar a tarefa.

Para além disso, será lançado um Captur IP, as iniciais da Initiale Paris, a assinatura da mais elevada perícia da Renault. Uma versão que terá uma grelha dianteira cromada específica, um tratamento em metal à frente e à retaguarda bem como frisos cromados nas faces laterais, e dianteiras, inscritos com o letreiro da INITIALE PARIS, que também se encontra nas protecções inferiores das portas, nas soleiras das portas e na grelha dianteira. O Captur IP tem mais equipamentos exclusivos, tais como as jantes específicas INITIALE de 17’’ e um ambiente único no interior devido aos bancos em couro com aquecimento, volante e painel de bordo em couro, com acabamento granulado, conferindo mais brilho ao contraste com os pedais e soleiras das portas em alumínio.

Francisco Correia

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.