Novo Skoda Octavia RS aumenta a potência

A Skoda desvendou o renovado Octavia RS, que, à imagem do restyling apresentado em novembro para este modelo, acolhe diversas alterações no visual, a que alia uma atualização do motor 2.0 TSI a gasolina.

No design deste modelo é destacada a inclusão de uma grelha mais larga e que incorpora os blocos centrais dos grupos óticos da dianteira, divididos em duas secções, a que se juntam outras especificidades como as entradas de ar mais largas nas laterais do para-choques e com grelha em favo de mel.

Para a traseira a marca enfatiza a inclusão de um novo difusor a preto, que reforça o dinamismo da imagem em combinação com o spoiler superior. O habitáculo também recebe novidades, com um ambiente dominado pelos tons escuros e onde os bancos desportivos RS podem agora surgir forrados a alcantara. O volante multifunções em pele (com patilhas nas versões de caixa automática), a iluminação das soleiras das portas, os pedais em alumínio e os logos RS são outros dos elementos que definem o interior desta variante desportiva da gama Octavia.

Com um chassis colocado mais perto do solo em 15 mm, o novo Skoda Octavia RS pode contar com motores de quatro cilindros com dois litros de capacidade e turboalimentação. No caso do gasolina, que é agora a versão de produção mais potente de sempre do modelo, encontra-se sob o capot o 2.0 TSI que, graças a um upgrade de 10 CV, atinge agora os 230 CV e 350 Nm, garantindo uma aceleração até aos 100 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. Este propulsor não é, no entanto, uma novidade total, pois era já conhecido do anterior Octavia RS 230.

Já o diesel equipa o mesmo bloco 2.0 TDI de 184 CV e 380 Nm, fazendo o velocímetro atingir os 100 km/h em 7,9 segundos, com a ascensão a terminar apenas nos 232 km/h. De origem o modelo faz uso de uma transmissão manual de seis velocidades, embora também seja disponibilizada uma caixa automática de seis relações DSG, e será possível escolher entre versões de tração dianteira ou integral.

A marca checa destaca ainda diversos atributos tecnológicos que ajudam a potenciar a dinâmica ao volante, onde se englobam a direção progressiva e também o controlo dinâmico do chassis que permite optar entre os modos de condução Comfort, Normal e Sport.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.