O Ferrari de competição que usava o motor do F50

22/08/2017

Sob a designação “Ferrari – Leggenda e Passion”, a RM Sotheby’s prepara-se para realizar em setembro um leilão nas instalações da Ferrari, em Maranello, por ocasião do 70º aniversário da marca italiana.

Nele, os colecionadores vão poder arrematar alguns dos modelos mais emblemáticos algumas vez saídos das hostes do ‘Cavallino Rampante’. O 333 SP que usava o motor do F50 é um deles.

Um de 40 fabricados, o 333 SP em causa foi construído em 1994 e representou o regresso da Ferrari ao mundo dos sport-protótipos, afastada da modalidade desde a década de 1970. Criado especificamente para participar no IMSA World Sports Car norte-americano com o apoio de Michelotto e Dallar, o 333 SP era na verdade um F1 coberto, com soluções criadas na Fórmula 1.

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O chassis-monocoque em fibra de carbono, o fundo plano e as suspensões são três exemplos desta transferência da tecnologia.

Já o V12 de 4.0 litros atmosférico provinha do icónico F50, embora limitado em tamanho, por força do regulamento (o original tinha 4.700 cm3). Mas isso não impediu o seu enorme sucesso desportivo: em 1994, o Ferrari 333 SP conquistou cinco entre sete triunfos possíveis. Venceu o título de pilotos e construtores no ano seguinte em 1995, e pode ainda orgulhar-se da vitória nas 24 Horas de Daytona de 1998.

Curiosamente, o ‘chassis número 6’ agora à venda nunca chegou a ser utilizado em competição, tendo passado pelas mãos de quatro donos ao longo dos seus 23 anos de vida. No ano passado, regressou às oficinas da Michelotto, onde foi submetido a um processo de restauro integral e recebeu o certificado de originalidade da Ferrari.

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Além deste Ferrari 333 SP, a RM Sotheby’s irá leiloar outros 34 modelos Ferrari, entre os quais um Ferrari 250 GT LWB California Spider, um Ferrari 288 GTO de 1985 com apenas 729 km e um F40 de 1989.

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