Se conduz, certamente já precisou de encostar o seu automóvel à berma para deixar passar uma ambulância, um carro dos bombeiros ou uma viatura da polícia. Por vezes, em situações de trânsito intenso, tentar facilitar a passagem a esses veículos é, por si só, uma tarefa complicada. Os alemães encontram resolução no sistema que denominam por Rettungsgasse (via de emergência), uma proposta de organização do trânsito em autoestrada.
Coloque a palma da mão virada para baixo. Imagine que cada um dos cinco dedos corresponde a uma via da autoestrada. O espaço entre o polegar e o dedo indicador torna-se numa via adicional, conforme a seguinte ilustração retrata.

No caso de se tratar de uma autoestrada com menos de cinco vias, o procedimento funciona da mesma forma: os automóveis dividem-se, criando um corredor reservado aos veículos de emergência. Este corredor surge sempre à direita da via mais à esquerda.
Este sistema, ainda que num formato diferente do atual, já se utilizava na década de 70, na Alemanha Ocidental. Depois da unificação do país, em 1992 passou a ser obrigatório desocupar a via do meio e, em 2016, um artigo promulgado oficializou a forma descrita.
Miguel Policarpo/Turbo