a carregar vídeo

Com mais de 50 anos de existência, Weissach é o local onde os modelos da Porsche são levados ao limite.

A Porsche continua a apresentar as listas dos seus Top5 e após obras como os mais raros, os melhores concepts e os modelos com a sonoridade mais espetacular já criados pela marca, surge agora o vídeo que dá a conhecer os  exigentes testes a que os desportivos são submetidos. Uma obra focada no centro de Weissach, que abriu portas em 1966 e por isso cumpriu recentemente meio século de vida, são aqui apresentados os mais exigentes testes feitos a que cada automóvel antes da chegada ao mercado. Veja a lista com as mais intensas provas efetuadas pela Porsche.

5 – Skid Pad: Esta pista circular serve para testar a agilidade e verificar quais as forças G com que os modelos da Porsche têm de lidar. É um dos mais velhos traçados deste centro de Weissach.

4 – Pista de Testes: Os anéis de irregularidades que os desportivos têm de superar a 40km/h, comprovando o seu comportamento em estradas mais irregulares, e o tanque de água salgada para avaliar a resistência à corrosão são alguns dos elementos que tornam este teste tão exigente.

3 – Túnel de Vento: Este novo espaço de testes estreou em 2015 e pretende garantir que os carros da Porsche só voam rente ao asfalto e não começam a ganhar mais altura quando atingem vertiginosas velocidades. Para tal são gerados ventos com forças até 300km/h.

2 – Pista off-road: O “cantinho do Cayenne e do Macan”, se assim podemos dizer pois estes são certamente os principais inquilinos deste centro. Foi aqui que foram também otimizados ao longo dos anos os Porsche que se aventuraram em provas off-road como o Dakar, e a marca afirma que quando se passa em zonas específicas até se pode sentir as pedras a bater no chassis.

1 –  Centro de Crash-Tests: Os responsáveis da Porsche afirmam que “choram” a cada vez que necessitam utilizar esta área de Weissach, mas é preferível que seja nesta fase em que os modelos ainda estão em desenvolvimento. Criada nos finais dos anos 80 e capaz de simular forças brutais de impactos, veio substituir o velho método de suspender os carros com uma grua e deixa-los cair para testar os efeitos das colisões.