Peugeot 308: Tecnologia é trunfo

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A inclusão de novos motores e da caixa automática de oito velocidades, exclusiva no seu segmento, surge acompanhada de novas soluções de conectividade e segurança e uma actualização visual. No topo de uma gama com seis níveis coloca-se o potente GTi de 270CV. Descubra também a extensa fotogaleria e os vídeos que acompanham este artigo.

Foram reveladas no último mês as primeiras fotos do renovado Peugeot 308, com este emblemático modelo da marca do leão a afiar ainda mais as garras no ataque ao mercado. Este foi o oitavo automóvel mais vendido em Portugal no último ano, contando para tal com atributos como um visual elegante e dinâmico, e agraciado por toques de desportivismo, uma gama de motores eficiente e ainda os conteúdos tecnológicos que o equipam. Sabendo bem quais os principais pergaminhos que este veículo ostenta, a marca francesa reforçou estes trunfos para conseguir convencer ainda mais clientes do que os 760000 automobilistas em todo o mundo que já optaram pelas berlina e carrinha Peugeot 308.

Visual Exterior

Existe um ditado que diz que “os olhos também comem”, e como tal o primeiro ponto focado neste restyling foi precisamente o design. Disponível nas carroçarias Berlina e Carrinha e num total de seis níveis de equipamento (Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTi), a marca gaulesa destaca as formas com projecções muito curtas do 308, que beneficiam a manobrabilidade, e que são integradas num design que espelha a robustez e dinâmica desta aposta no segmento C. Para reforçar o apelo estético, surge agora um novo capot guiado por linhas horizontais, em simbiose com uma grelha verticalizada.

Como apanágio da Peugeot, o leão tem a primazia no design estando colocado ao centro, marcando igualmente este visual o “olhar agressivo” da assinatura visual LED. Estes focos são combinados nos níveis de equipamento de topo, agraciados com a sigla GT, com a iluminação full Led, e a marca destaca também o facto da assinatura luminosa das três garras na retaguarda estar sempre iluminada, deixando o modelo continuamente em posição de ataque. Na gama de dez cores entrou agora o beige Pyryte, em substituição de um dos cinzentos, e merece referência o exclusivo Coupe Franche que confere uma combinação entre o azul e o preto ao desportivo GTi.

Design Interior e Tecnologias

O iCockpit é outro dos elementos mais destacados quando se fala do Peugeot 308, e como tal a marca procurou dar ainda mais brilho a este conceito de habitáculo. Além de integrar o que designa como “materiais e acabamentos de inexcedível qualidade”, os condutores contam agora com um ecrã capacitivo que assume funções como a Navegação 3D conectada (com TomTom Traffic), num infotainment com controlo de voz. Além disso, as berlinas e carrinhas contam agora com o MirrorScreen, que integra as capacidades do MirrorLink, do Android Auto e do Apple CarPlay para transformar o automóvel numa extensão do smartphone e garantir uma ligação ininterrupta ao mundo.

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A segurança conferida pelo Peugeot 308 esteve também em foco neste restyling, e para tal a marca desenvolveu uma gama alargada de apoios. Fica imediatamente em ênfase a salvaguarda dada pelos alertas de colisão, travagem automática de emergência e alerta ativo de transposição involuntária de faixa. Esperemos que ainda não esteja cansado, pois a lista é longa e segue com a detecção de fadiga, ganhando mais luz com a assistência automática aos máximos e o reconhecimento de sinais. Para tentar manter distância para os opositores no segmento, existe o cruise control adaptativo (com função stop para caixas automáticas e de 30km/h nas transmissões manuais) e o Peugeot 308 ainda pisca o olho aos clientes com a vigilância do ângulo morto, a visão a 360º no recurso ao VisioPark e ainda o Park Assist.

Motores e Caixas

O oitavo modelo mais vendido em Portugal no último ano também vai tentar convencer pela sua consciência ambiental, e os seus motores diesel antecipam-se já à entrada em vigor das normas Euro 6c. Esta legislação siginifica que os valores de NOx em condução real não podem exceder mais que 2,1 vezes os do banco de ensaios, mas a Peugeot vai ainda mais longe. Para tal introduz o Fator 1.5, que pretende alcançar com soluções como a segunda geração do catalisador de redução selectiva para os diesel e, tanto nos motores a gasóleo como nos gasolina, a inclusão dos filtros de partículas. A marca destacou três dos propulsores da sua gama:

PureTech 130CV com caixa manual CVM6 – obtém em relação ao antecessor uma redução de 4% nos consumos

BlueHDi 130 CVM6 – O esforço no seu desenvolvimento é demonstrado pela integração de 200 novas patentes neste bloco. Surge em substituição do anterior BlueHDi 120, fazendo um upgrade na eficiência e potência

Peugeot 308 GT BlueHDi 180 com caixa automática de oito velocidades EAT8 – É destacado neste motor de 180CV a utilização, que a marca anuncia como exclusiva no segmento, de uma caixa automática de oito relações. Esta transmissão tem comando Shift and Park by Wire e além de garantir passagens de caixa mais agradáveis também obtém a capacidade para operar o Start&Stop até aos 20km/h.

Peugeot 308 GTi

Como habitualmente, a versão mais atractiva da gama do modelo é o poderoso Peugeot 308 GTi. Além da distância inferior ao solo em 11mm, pode ver o seu carácter mais agressivo sublinhado no exterior pela nova pintura coupe franche, a preto e azul, e novas secções frontais. A bordo, as bacquets e o volante são exemplos de uma atmosfera que transborda desportivismo. Foi já confirmado que o 308 GTi vai ter um diferencial de deslizamento limitado e deixará no asfalto a marca dos Michelin Pilot Super Sport que estão envolvidos por jantes de 19’’. Caracterizado pelas poderosas acelerações, atingindo os 100km/h em apenas 6,0 segundos, a capacidade de travagem também será igualmente potente, com o desportivo a recorrer a um sistema com discos de 268mm na retaguarda, e na dianteira com 380mm e pinças vermelhas com a assinatura Peugeot Sport. Veja já o renovado 308 GTi, com a sua pintura bicolor, a acelerar no vídeo que acompanha este artigo.

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