Pináculo do luxo desportivo: BMW Série 8 Concept

Após o surgimento das primeiras imagens online, a marca bávara decidiu revelar as fotos oficiais do protótipo que anuncia um novo coupé topo de gama já em 2018.

Surgiram na internet as primeiras fotos não-oficiais do BMW Série 8, que revelavam os traços do exterior do modelo. Agora a marca “responde” e desvenda diversas imagens oficiais do seu novo concept com apresentação marcada para o Concorso d’Eleganzia Villa d’Este, e nós agradecemos, pois o que é bom é para se ver. Este esbelto protótipo anuncia o futuro BMW Série 8 Coupé que chega em 2018, modelo que integra aquela que será a maior ofensiva de mercado na história do fabricante bávaro, com um foco no aumento de lucros e vendas nos segmentos de luxo. Se surgirem mais propostas como este Série 8 Concept, certamente que o sucesso ficará mais perto e os rivais vão ter vida difícil…

O exterior assinado pelo Vice-Presidente e responsável de design Adrian Van Hooydonk pretende fazer a ponte entre o passado e o futuro da BMW, reinterpretando o visual de históricos antepassados que ajudaram a criar o legado da marca. A silhueta baixa e poderosa, com flancos bastante esculpidos e generosas cavas das rodas, é marcadamente coupé, e (como já destacado neste artigo) as duas extremidades revelam diversos pontos de interesse. É o caso da saliente grelha na dianteira e dos atraentes grupos óticos, que juntamente com as jantes de 20’’ sobressaem na pintura num exclusivo “Barcelona GreyLiquid”. A marca utiliza os adjetivos “desportivo a impactante visualmente” para definir a dianteira, enquanto “ousado e moderno” são escolhidos para designar a traseira onde surge um difusor baixo em fibra de carbono ladeado por duas saídas de escape trapezoidais.

O interior pretende oferecer uma requintada mistura entre dinâmica e luxo, num conceito pensado para o que é essencial e nos faz a todos aumentar as batidas cardíacas: o prazer na tarefa de conduzir. Assim o condutor é envolvido por um banco e fica “ligado” ao volante desportivo, ficando numa emocional simbiose com o Série 8 concept, já que todos os controlos foram pensados para ser facilmente visualizáveis e de utilização intuitiva. A isto junta-se todo o requinte que se exige a um verdadeiro topo de gama, como a BMW enfatiza na ligação suave entre o painel de instrumentos e a consola central.

Pretendendo que sobressaiam os contrastes entre emoção e engenharia, o objetivo é que o BMW Série 8 Concept expresse o lado supremo do caráter desportivo num automóvel de luxo, como fica demonstrado pela ligação entre a fibra de carbono e as mais exclusivas peles para formar o banco. Linhas e filosofia que fluem pelo condutor para que este se ligue efetivamente ao carro através do volante, que convida a uma condução mais dinâmica graças à patilhas vermelhas que sobressaem no alumínio polido à mão. Algo que torna ainda mais o BMW Série 8 concept num convite a momentos sem fim ao volante, explorando até ao limite o potencial deste coupé desportivo de luxo, de quem fica, afinal, apenas por saber os dados relativos à motorização…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.