Range Rover Velar: Tecnologia, requinte e simplicidade

01/03/2017

Com as primeiras entregas a clientes previstas para o final do Verão, o Velar é imediatamente identificado como um Range Rover, mas no estilo e, sobretudo, nas tecnologias e arranjo do interior alcança patamares de sofisticação quase inéditos. É, por ventura, o mais high-tech Range Rover de sempre, para conquistar novos clientes

O Velar “encaixa” na gama Range Rover entre o Evoque e o Range Sport e, agora que o vimos (na apresentação em Londres que foi possível seguir em direto no nosso site) e que nos instalámos no interior estamos em condições de assegurar que o que se disse sobre o objetivo de rivalizar com modelos como o Porsche Macan ou o Mercedes GLE Coupé… talvez tenha sido algo precipitado.

Na verdade, a aparência é clássica e aquilo que mais sobressai são as linhas “puras”, sem elementos que desviem as atenções do essencial. Como dizia Mássimo Francella, responsável pela definição estilística, “o mais ínfimo detalhe tem um significado e uma função imediatamente percebida”. Simplicidade e sofisticação – eis as palavras de ordem da definição estilística de uma carroçaria (…) de proporções bem equilibradas, com uma linha de cintura elevada e um habitáculo claramente “puxado” para trás, solução que serve para sublinhar a sensação de poder que faz parte do ADN Range Rover.

Da genética da marca britânica faz igualmente parte uma elevada sofisticação interior e essa é uma das fortes apostas do Velar para se destacar daqueles que se anunciavam como os seus concorrentes principais. Sofisticação que, no entanto, é diretamente proporcional à funcionalidade e simplicidade. Não nos lembramos de nenhum interior de automóvel que seja ao mesmo tempo tão acolhedor e tecnológico e tão simples.

Com todas as funcionalidades mais recentes, com tudo aquilo que desejamos e precisamos nestes tempos em que já não distinguimos aquilo de que precisamos em casa ou no escritório, é surpreendente que o Velar seja capaz de nos deslumbrar pelo conforto, pela ligação ao “universo google” e pela discreta forma como se transforma numa autêntica sala de concertos. Tudo isto prescindindo de complicações que só serviriam para, mais uma vez, desviar a atenção do essencial: da qualidade e exclusividade dos materiais escolhidos para os revestimentos (pele, tecido, alumínio) num interior que, sob múltiplos aspetos, está muito próximo do topo de gama Range Rover. Se forma e função são as duas palavras que definem o design, não restam dúvidas que o Velar é um hino àquela que é, provavelmente, uma das palavras mais pronunciadas nos tempos modernos.

E por falar nos tempos modernos, são os próprios responsáveis da marca que se referem, sem complexos, ao facto de estarmos perante o mais “on-road” Range Rover alguma vez produzido por esta marca que, além do luxo, se celebrizou pelas capacidades “off-road”. Sinais de um tempo em que o cliente privilegia o máximo prazer de condução.

Com preços de lançamento a partir dos 68 mil euros, o Velar já pode ser encomendado (ainda que as primeiras entregas estejam previstas para o final do Verão), estando disponíveis as versões R-Dynamic (com os motores mais potentes) e HSE (a privilegiar o requinte). Mecanicamente, o Velar adopta, no essencial, a plataforma do Jaguar F-Pace, quase exclusivamente em alumínio. No que aos motores diz respeito, mais informações serão divulgadas brevemente no site da Turbo.

Júlio Santos/Turbo

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.