Um antigo estádio da NFL (liga de futebol americano) nos arredores de Detroit e uma base aérea desativada na Califórnia são alguns exemplos destes mega parques.
A cadência de devoluções ronda as 15 mil unidades por semana, envolvendo modelos Jetta, Golf, Passat, Beetle e Audi A3, com cada um deles a custar cerca de 40 mil dólares pagos pela marca ao proprietário.
São centenas de milhares de carros quase novos, que os clientes devolveram à marca e que esta agora não pode vender porque não podem voltar à estrada sem serem recondicionados.
É este o dilema da Volkswagen no mercado americano, onde, segundo o jornal “Automotive News”, há enormes parques de estacionamento improvisados, repletos de unidades diesel da VW que aguardam destino.
A VW tem vindo a estabelecer acordos de recompra com imensos dos seus clientes, que se dirigiram aos stands para devolverem os modelos afetados. A marca chegou a acordo para receber de volta grande parte do meio milhão de veículos afetados que vendeu naquele mercado, modelos Diesel equipados com o tal software fraudulento que programava o motor para gastar menos combustível durante os testes oficiais, mas que depois voltava ao funcionamento normal uma vez terminados os testes.As autoridades americanas proibiram a marca de voltar a colocar estes carros em circulação antes de os tornarem compatíveis com as normas ambientais, o que, em muitos casos, não será possível. Para além disso, a marca também está proibida de os exportar para os vender em países com normas ambientais menos exigentes.