Ainda segundo Eduardo Pinheiro, esta ajuda financeira deverá vir a ser alargada a bicicletas de carga que podem contar com um incentivo de até 50% do custo total, com um limite máximo de 350 euros.
Motos 100% elétricas
Os motociclos 100% elétricos devem, igualmente, vir a ter um apoio de 350 euros (em 2019, o apoio era no valor de 20% do valor do veículo, até ao máximo de 400€).
“As bicicletas de carga não foram contempladas [em 2019], mas podem ser um meio interessante para a logística urbana de maior proximidade” – Eduardo Pinheiro, ao JN
O Governo ultima o pacote de medidas de incentivo à mobilidade, no âmbito do Fundo Ambiental e outra das possibilidades é que, ao nível dos incentivos para ligeiros de passageiros elétricos, venha a ser dada primazia à atribuição desse apoio a famílias.
Cheque maior para famílias
O que está em cima da mesa é a possibilidade das famílias continuarem a dispor de um cheque de três mil euros dado pelo Estado, enquanto as empresas receberão dois mil euros (quando em 2019, era de 2250 euros) por cada EV adquirido.Com isso, o Governo pretende apoiar a aquisição de 700 automóveis por parte de famílias e apenas 300 por parte de pessoas colectivas.
Veículos elétricos de mercadorias
Em contrapartida e a pensar no tecido empresarial, o Executivo está a pensar reforçar as ajudas à aquisição de viaturas de mercadorias elétricas por parte das empresas.
“O mercado dos veículos elétricos de mercadorias não está muito animado e o nosso objetivo é incentivá-lo. É determinante que a logística urbana entre neste mercado dos elétricos, que são viaturas que estão sempre em movimento”, afirma Eduardo Pinheiro ao JN.