Os buggy’s são veículos leves, originalmente concebidos para circular em terrenos arenosos, como praias e desertos.
A sua origem remonta aos EUA na década de 1960. Estes veículos foram inicialmente desenvolvidos a partir do popular Volkswagen Carocha, que era modificado com a remoção da carroçaria e a instalação de uma estrutura mais leve e resistente. O primeiro buggy reconhecido foi o “Meyers Manx”, criado por Bruce Meyers em 1964.
Os buggy’s ganharam grande popularidade nas décadas de 1960 e 1970, especialmente nos EUA, onde se tornaram ícones da cultura de praia, na Califórnia, e de aventuras off-road. Nessa época, os buggys eram celebrados pela sua simplicidade, versatilidade e pelo estilo de vida descontraído que a eles se associava. Com o tempo, o seu conceito espalhou-se para outros países, tornando-se populares nas regiões litorais.
Sendo os buggy’s e o verão um só, a Meyers Manx, criadora do original buggy de praia em fibra de vidro e construtora dos primeiros veículos todo-o-terreno vencedores da Baja 1000, aproveitou esta altura do ano para apresentar a sua nova linha de veículos em que o legado do passado é reimaginado com a inovação do presente: mobilidade elétrica. Com um dado extra: a empresa comemora neste 2024 sessenta anos de fundação!
A nova gama destes buggy’s inclui o Meyers Manx 2.0 Electric Vehicle (EV) e o Resorter Neighborhood Electric Vehicle (NEV) – ambos modelos novos (não restomods, embora fiéis às origens).
Em termos mecânicos, os dois motores são iguais. Têm dois motores elétricos, que debitam no seu conjunto 149 kW (203 cv) e 325 Nm. A tração é traseira e os modelos podem incorporar baterias de 20 kWh ou de 40 kWh, para autonomias de 240 ou 480 km.
Os veículos são leve, pesando entre 680 e 750 kg de acordo com a bateria que for montada. A aceleração dos 0-100 km/h é em 4,7 segundos com a bateria mais potente.
Quanto aos preços, o Meyers Manx 2.0 EV custa 74 mil dólares, cerca de 67 mil euros.